sexta-feira, 31 de março de 2017

Resenha do texto: Educação e tecnologias: O novo Ritmo da informação
Kenshi, Vani Moreira. Educação e tecnologias. O novo ritmo as informação.
Campinas, SP: Papirus, 2007



Na demonstração, a autora expõe pensando nos jovens leitores, em seus professores e nos demais profissionais de diferentes áreas que se interessam pelo tema muito atual da relação entre educação e tecnologia.
Tornou-se as opiniões e conceitos dos professores, alunos, jornalistas, pesquisadores de artigos e outros, conceitos atuais de grande complexidade teórica que colaboram à compreender esse assunto tão complexo que reflete os grandes avanços das tecnologias que traz à educação.

Capitulo 1: O QUE SÃO TECNOLOGIAS E POR QUE ELAS SÃO ESSENCIAIS
Tópico 1: Tecnologia: Isso serve para fazer guerra.
A autora certifica que sempre existiu tecnologias, que desde a Idade da Pedra o homem com seu raciocínio inova as tecnologias, à toda hora evolui e invadem nossas vidas, acrescentam nossas memórias, possibilita melhorar o bem-estar e, com isso, diminui a capacidade, modificando atitudes natural do ser humano.
Ela afirma que tecnologia relaciona-se todas as coisas técnicas que permite um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas permitindo e aproveitando conhecimentos cientifico e práticos. A tecnologia existe e se encontra em nossos arredores, faz parte de nossas vidas.
Nesse tópico, faz com o leitor imaginar nossa rotina sem as tecnologias e nossas práticas diárias .

Tópico 2: Conhecimento, poder e tecnologias
Nesse contexto envolve a facilidades de adquirir conhecimentos e inovações tecnológicas, globalizando a economia. Isso foi associado pela evolução dos novos conceitos do mundo do trabalho. A globalização da economia e das finanças redirecionam o mundo e criam uma nova divisão social, trazendo vantagens e desvantagens. A internet por exemplo traz mais facilidades de informações, as que não tem acesso, são excluídas. O desavio da espécie humana na atualidade é atualizar-se com as tecnologias. Acompanhando o movimento do mundo, adaptar as complexidades de que os avanços tecnológicos determina.

Tópico 3: Educação, poder e tecnologia
A educação é essencial para tecnologia, mecanismo poderoso de desenvolver relações entre poder, conhecimento e tecnologia.
Educação inicia quando criança, com a família, onde adquire hábitos, atitudes, habilidades r valores. Na escola é exercida uma relação de conhecimentos modernos e com isso, das tecnologias que os professores repassam aos alunos. Na escola que é definida as profissões, domina conhecimentos, cursos, currículos de cursos, lá que o professor tem o poder de formar
E explorar as tecnologias disponíveis, garantindo melhor aprendizado e qualidade de vida para os alunos e para a família.
É desavio inovar tecnologias educacionais, implantar propostas dinâmicas de aprendizado em que os alunos possam desenvolve e exercer. A escola contribui e é fundamental para as realizações e habilidades para conviver numa sociedade constante transformações.


Tópico 4: Evolução das Tecnologias
Considera-se na realidade que o corpo humano, no caso, o cérebro, a mais diferenciada e aperfeiçoada das tecnologias, sua capacidade de armazenar informações, raciocinar e usar os conhecimentos de acordo com a necessidade do momento. Evoluímos muito, comparados com os primatas, eles viviam isolados. Grupos iniciaram à se reunir e garantindo maior poder de decisões e desafios, impostos pela natureza, se homem vivesse isolado, tudo seria inútil. Foram sempre aperfeiçoando pelas gerações. A espécie humana foi modificada e criando formas de adaptações aos ambientes, garantindo sua sobrevivência, organizando tribos, dominando técnicas de caça e criando ferramentas de pedras e uso de fogo também.
Para garantir sobrevivências foram se modificando, adaptando-se, organizando, construindo obras, desenvolveram formas diferenciadas para obtenção de energia. O desenvolvimento tecnológico de cada época da civilização marcou a cultura e a forma de compreender a sua história, auxiliando o crescimento e desenvolvimento do acervo cultural da espécie humana.
A evolução tecnológica altera comportamentos, ampliações, banalizações, novos equipamentos, à cultura, em todo grupo social, transformando maneiras de pensar e agir.
Atualmente, novas tecnologias são definidas, são avanços que espalham e alteram as qualificações profissionais e p cotidiano das pessoas e que se comunicam com todo o mundo.
O avanço tecnológico é rápido. É uma realidade que apavora com a quantidade de novidades que surge a cada instante.

Tópico 5: Conceitos de tecnologias
Relação entre tecnologias, técnicas e equipamentos.
Tecnologias está em todos os lugares. Para qualquer atividade que realizarmos envolve produtos e equipamentos planejados e construída pela tecnologia.
Tecnologia pela filosofia é o estudo dos processos técnicos de um determinado ramo de produção industrial ou mais ramos. É uma técnica compreendendo todo conjunto de regras
aptas a dirigir eficazmente uma atividade qualquer, tanto na arte como na ciência, estendendo nas atividades humana.
As tecnologias evolutivas são amplas nos produtos relativos à eletrônicas, da microeletrônica e das telecomunicações.
É exorbitante o avanço da tecnologia, inexplicável como está rápido e em lugar comum, mas falta mobilizar na construção social sobre conhecimento político, na educação dos processos de reprodução social, seria uma tecnologia humanizada.


Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Camara Brasileira do Livro, SP, BRASIL)
Kenski, Vani Moreira
Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação / Vani Moreira Kenski, - Campinas, SP: Papirus,2007, - (Coleção Papirus Educação)
Bibliografia.
ISBN 978-85-308-0828-0
1 Tecnologia: isso serve para fazer guerra
2 Conhecimento, poder e tecnologia
3 Educação, poder e tecnologia
4 Evolução de tecnologias
5 Conceitos de tecnologias: Relação entre tecnologias, técnicas e equipamentos.
Postado por: meu nome e o seu
Graziela  Rabelo Marquez
TATIANE LILIAN


Nenhum comentário:

Postar um comentário