sexta-feira, 31 de março de 2017

Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação

                                                              Educação e tecnologias
O novo ritmo da informação
Vani Moreira Kenski
No livro de Vani Moreira Kenski, ela aborda as relações entre educação e tecnologias de forma abrangente, onde ela utiliza uma linguagem acessível para que, não somente os estudantes e profissionais da educação, tenha acesso, mas também para que outros leitores de diferentes áreas, passem a compreender conceitos e questões relacionados à educação e tecnologias.
A autora desta obra, trata a educação e tecnologia de forma abrangente, buscando mostrar aos seus leitores, o antepassado e a evolução tecnológica destacando-as, e os reflexos na educação, fazendo com que o publico compreenda o conceito de educação e tecnologia.
Keski procura informar as relações entre os avanços tecnológicos e as alterações decorrentes da intensificação de seus usos nas sociedades e diferentes épocas, ou seja, a tecnologia é tão antiga quanto a espécie humana, onde foi dada a origem a diferentes conhecimentos como fogo, um pedaço de pau ou um osso de animal, onde era usado para matar, dominar, fazendo assim sua tecnologia, valer de sobrevivência.
As tecnologias são essenciais na vida do ser humano, pois são produção de cultura, onde auxiliam o homem suas atividades e a manter sua supremacia, sendo portanto um instrumento de poder.
De acordo com a autora, as grandes potências, gastam seu orçamento para aumentar o poder político e econômico, sendo assim, forma uma ligação entre conhecimento, poder e tecnologia, onde estão presentes em todas as épocas e relações sociais, um breve exemplo, é a divisão da sociedade em classes e manutenção do status. O conceito desenvolvido por Bourdieu onde ele afirma que a escola e a educação em geral em vez de ser uma fase transformadora reproduz e reforça as desigualdades sociais, sendo então a tecnologia um capital cultural, dominado pelas elites, contribuindo com as que mesmas cheguem nos níveis mais altos de escolaridade e a posição de liderança. Os que não dominam esse código são excluídos, e é claro que é um ciclo que se autoalimenta.
A evolução se inicia já com os primeiros registros da linguagem, onde eram escritos nas paredes das cavernas, dai em diante a tecnologia deixa de ser útil apenas para a defesa e passa a ter um progresso de comunicação, garantindo novas possibilidades de bem – estar e fragilizando as capacidades naturais dos seres humanos. Foi então, onde houve, um grande salto evolutivo para a espécie humana, quando diferenciou-se dos primatas. O homem começou andar ereto, liberando as mãos para realização de atividades úteis à sobrevivência. Com a capacidade de raciocinar e as mãos livres para criar. Foi então onde o homem inventou e produziu ferramentas e processos para sua sobrevivência em qualquer tipo de meio ambiente. Com o aperfeiçoamento das ferramentas construirão acervos preciosos na composição da cultura de um determinado povo e seriam aperfeiçoados pelas gerações seguintes.
A evolução social do homem é confundida com as tecnologias desenvolvidas e empregada em cada época, ou seja, o avanço científico da humanidade amplia o conhecimento sobre esses recursos e cria permanentemente “novas tecnologias”, sendo cada vez mais sofisticada. Segundo LEVY (1999), é um imenso meta mundo virtual e heterogêneo em transformação permanente sendo um espaço de comunicação navegável e transporte centrado na informação. Outra coisa de suma importância que a linguagem digital, internet, TV favorece, é a interação que possibilita no acesso à informação.
É comum ouvirmos dizer que “na atualidade, as tecnologias invadem o nosso cotidiano”. Portanto é raro pensar que as tecnologias está englobado ao redor de todos. A tecnologia tem facilitado o cotidiano, em tarefas e muitas vezes as mais comuns, não se pode viver sem ela. A tecnologia caracteriza-se também por terem uma base imaterial, ou seja, não são tecnologias imaterializadas em máquinas e equipamentos, seu principal espaço é virtual e sua principal matéria-prima é a informação.


Alunas:
Bianca do Carmo Fernandes Feliciano 
Maria Rosineide Araujo   

Nenhum comentário:

Postar um comentário