sexta-feira, 31 de março de 2017

Resenha Capítulo 1

O que são tecnologias e por que elas são essenciais
Tecnologias: Isso serve para fazer a guerra.

                As tecnologias são tão antigas quanto à espécie humana. Na verdade, foi a engenhosidade humana, em todos os tempos, que deu origem as mais diferentes tecnologias. Tecnologia é poder. Na Idade da pedra os homens que eram frágeis fisicamente dominavam o uso de elementos: águas, fogo, pedaço de pau ou osso de um animal eram utilizados para matar, dominar ou afugentar os animais e outros homens que não tinham os mesmos conhecimentos e habilidades. A posse de equipamentos mais potentes abriu espaço para a organização de exércitos que subjugaram outros povos por meios de guerras de conquista ou pelo domínio cultural, com o uso de novas inovações tecnológicas cada vez mais poderosas, os homens buscavam ampliar seus domínios e acumular cada vez mais riquezas.
                Essa relação não mudou até hoje. As grandes potências – sejam países ou grandes corporações multinacionais- preocupam-se manter ampliar seus poderes políticos e econômicos.
                A Guerra Fria – iniciada logo após a Segunda Guerra Mundial e que durante quase 50 anos dividiu o mundo em dois grandes blocos de poder – impulsionou a ciência e a tecnologia. Muitos equipamentos, serviços e processos foram descobertos durante a tensão que existiu entre Estados Unidos e União Soviética pela ameaça, de ambos os lados, de ações bélicas, sobretudo com o uso de bomba atômica. A corrida espacial, resultante do avanço científico, trouxe inúmeras inovações: o isopor, o forno de micro-ondas, o relógio digital e o computador.
Conhecimento, poder e tecnologias
                Os vínculos entre conhecimento, poder e tecnologias estão presentes em todas as épocas e todos os tipos de relações sociais. Livros, revistas e jornais, por exemplo, apresentam informações da ótica de seus autores e editores, ou seja, as informações veiculadas não envolvem a totalidade de informações sobre determinado assunto nem pode ser considerada totalmente isenta e imparcial. O autor apresenta sua versão do fato da mesma forma, assuntos científicos polêmicos como os transgênicos, a clonagem e o genoma são visto de forma positiva ou negativa, conforme o posicionamento que apresentam a informação.
                A concepção de guerra e as relações de poder que envolvem o conhecimento e inovações tecnológicas ampliaram-se tremendamente na atualidade. A facilidade de interação e comunicação facilitou a globalização da economia. A evolução de novos conceitos no mundo do trabalho, com resultado do desenvolvimento e da introdução de novas tecnologias na produção e na administração empresarial, com o agravamento da exclusão social.
                As grandes corporações transnacionais assumem poderes superiores aos poderes políticos dos países e exercem influencia sobre o futuro dos povos em todo mundo. As globalizações da economia e das finanças redefinem o mundo e criam uma nova divisão social. A única chance que o homem tem para conseguir acompanhar o movimento do mundo é adaptar-se à complexidade que os avanços tecnológicos impõem a todos, indistintamente. Este é também o duplo desafio para a educação: adaptar-se aos avanços das tecnologias e orientar o caminho de todos para o domínio e apropriação crítica desses novos meios.

Educação, poder e tecnologias
                A educação também é um mecanismo poderoso de articulações das relações entre poder, conhecimento e tecnologias. A forma como se expressa oralmente, como se alimenta e se veste, como se comporta dentro e fora de casa são resultados do poder educacional da família e do meio em que vive. Da mesma forma, a escola também exerce seu poder em relação aos conhecimentos e ao uso das tecnologias que farão a mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem aprendidos.
                A escola representa na sociedade moderna e o espaço de formação não apenas das gerações jovens, mas de todas as pessoas. Em um momento caracterizado por mudanças velozes, as pessoas procuram na educação escolar a garantia de formação que lhes possibilita o domínio de conhecimentos e melhor qualidade de vida. Assim a definição dos currículos dos cursos em todos os níveis e modalidades de ensino é uma forma de poder em relação a informações e aos conhecimentos válidos para que uma pessoa possa exercer função ativa na sociedade.
Evolução das tecnologias
                As tecnologias invadem as nossas vidas, ampliam a nossa memória, garantem novas possiblidades de bem estar e fragilizam as capacidades naturais do ser humano.
                Na origem da espécie, o homem contava com as pernas, braços, músculos. O corpo humano, e, sobretudo o cérebro, a mais diferenciada e aperfeiçoada das tecnologias, pela sua capacidade de armazenar informações, raciocinar e usar os conhecimentos. Um grande salto para espécie humana ocorreu quando, o homem começou a andar ereto, liberando as mãos para a realização de atividades úteis à sua sobrevivência. Com a capacidade de raciocinar e as mãos livres para criar, o homem inventou e produziu ferramentas e processos para a sua sobrevivência em qualquer tipo de meio ambiente.
                Na realização com a natureza, a espécie humana modificou-se e criou formas de adaptação aos ambientes mais inóspitos. Dominaram a obtenção do uso do fogo. Construíram grandes obras publicas e meios de transportes coletivos por terras e por mar. Fundaram cidades e criaram fabricas para obtenção de energia. Todas essas descobertas serviram para o crescimento e desenvolvimento do acervo cultural da espécie humana.
                A evolução social do homem confunde-se com as tecnologias desenvolvidas e empregadas em cada época. Os avanços cientificam da imunidade amplia o conhecimento sobre esses recursos e cria permanentemente “novas tecnologias”, cada vez mais sofisticadas.
                A evolução tecnológica não se restringe apenas aos novos usos de determinados equipamentos e produtos. Ela altera comportamentos. O homem transita culturalmente mediado pelas tecnologias que lhe são contemporâneas. Elas transformam sua maneira de pensar, sentir, agir.
                Na atualidade, o surgimento de um novo tipo de sociedade tecnológica é determinado principalmente pelos avanços das tecnologias digitais de comunicação e informação e pela microeletrônica. Alteram as qualificações profissionais e a maneira como as pessoas vivem cotidianamente.

Tecnologias não são só “maquinas”
                Estamos muito acostumados a nos referir as tecnologias como equipamento e aparelhos. O conceito de tecnologias engloba a totalidade de coisas que a engenhosidade do cérebro humano conseguiu criar em todas as suas épocas, suas formas de uso, suas aplicações e tecnologias que ajudam a espécie humana a viver mais e melhor.
                A linguagem, por exemplo, é um tipo especifico de tecnologia que não necessariamente se apresenta através de maquinas e equipamentos. A linguagem é uma construção criada pela inteligência humana para possibilitar a comunicação entre os membros de determinado grupo social.
Conceitos de tecnologias
Relação entre tecnologias, técnicas, equipamentos
                É comum ouvirmos dizer que na “atualidade, as tecnologias invadem nosso cotidiano”. Alguns autores contemporâneos falam até que estamos vivendo em plena “sociedade tecnológica”.
                Essa visão literária e redutora do conceito de tecnologia – como algo negativo, ameaçador e perigoso – deixa aflorar um sentimento de medo. As pessoas se assustam com a possibilidade de que se tornem realidade os tramas ficcionais sobre o domínio do homem e da terra pelas “novas tecnologias”. Tecnologia, no entanto, não significa exatamente isso. Ao contrário, ela está em todo lugar.
                Ao conjunto de conhecimento e princípios científicos que se ampliam ao planejamento, à construção e a utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade, chamamos de tecnologias.
                As maneiras, jeitos e habilidades especiais de lidar com cada tipo de tecnologia, para executar ou fazer algo, chamamos de técnicas. As técnicas ligadas a algumas atividades profissionais, variam muito entre os povos e identificam uma determinada cultura.
                A tecnologia é “o estudo dos processos técnicos de um determinado ramo de produção industrial ou demais ramos”. A técnica compreende todos os conjuntos de aptos a dirigir eficazmente uma atividade qualquer.
                O conceito de novas tecnologias e variável e contextual. Ao se falar em novas tecnologias, estamos nos referindo, principalmente, aos processos e produtos relacionados com os conhecimentos provenientes da eletrônica, da microeletrônica e das telecomunicações. Essas tecnologias caracterizam-se por serem evolutivas, ou seja, estão em permanente transformação. Caracterizam-se por terem uma base imaterial, ou seja, não são tecnologias materializadas em maquinas e equipamentos. Seu principal espaço de ação é virtual e sua principal matéria-prima é a informação.
Pense como seria sua vida e a de qualquer pessoa – se não tivéssemos as tecnologias nos ajudando a realizar as nossas atividades diárias. Eu não poderia agora, por exemplo, estar me comunicando com você, contando essa longa historia de relacionamentos bem sucedidos entre os homens e as tecnologias.

Conclusão
                As pessoas tem uma ideia errada da tecnologia. Todos nós pensamos que quando falamos em tecnologia estamos tratando de um assunto somente atual e relacionado a máquinas e equipamentos de ultima geração. Mas se pararmos para pensar, a tecnologia está entre nós desde as primeiras civilizações até os dias atuais, e está inserida nos contextos mais simples do nosso dia a dia até os mais complexos como estudo e profissão.
                A nossa linguagem, por exemplo, é uma das formas mais tecnológicas que apresentamos. A evolução da linguagem representa um dos maiores avanços, através deste foram formados os idiomas e línguas, que atualmente utilizamos e a cultura dos povos.
Nossa vida tornar-se-ia extremamente diferente se perdêssemos, de repente, acesso a alguns avanços tecnológicos que estamos acostumados a utilizar no cotidiano.

Fonte: “Educação e tecnologias – O novo ritmo da informação”
            Autora: Vani Moreira Kenski

            Editora: Papirus – 2ª edição 2007 
Criado por: Laís Lopes da Silva    RGM: 072.941

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