O que são
tecnologias e por que elas são essenciais
Tecnologias:
Isso serve para fazer a guerra.
As
tecnologias são tão antigas quanto à espécie humana. Na verdade, foi a
engenhosidade humana, em todos os tempos, que deu origem as mais diferentes
tecnologias. Tecnologia é poder. Na Idade da pedra os homens que eram frágeis
fisicamente dominavam o uso de elementos: águas, fogo, pedaço de pau ou osso de
um animal eram utilizados para matar, dominar ou afugentar os animais e outros
homens que não tinham os mesmos conhecimentos e habilidades. A posse de
equipamentos mais potentes abriu espaço para a organização de exércitos que
subjugaram outros povos por meios de guerras de conquista ou pelo domínio
cultural, com o uso de novas inovações tecnológicas cada vez mais poderosas, os
homens buscavam ampliar seus domínios e acumular cada vez mais riquezas.
Essa
relação não mudou até hoje. As grandes potências – sejam países ou grandes
corporações multinacionais- preocupam-se manter ampliar seus poderes políticos
e econômicos.
A
Guerra Fria – iniciada logo após a Segunda Guerra Mundial e que durante quase
50 anos dividiu o mundo em dois grandes blocos de poder – impulsionou a ciência
e a tecnologia. Muitos equipamentos, serviços e processos foram descobertos
durante a tensão que existiu entre Estados Unidos e União Soviética pela
ameaça, de ambos os lados, de ações bélicas, sobretudo com o uso de bomba
atômica. A corrida espacial, resultante do avanço científico, trouxe inúmeras inovações:
o isopor, o forno de micro-ondas, o relógio digital e o computador.
Conhecimento,
poder e tecnologias
Os
vínculos entre conhecimento, poder e tecnologias estão presentes em todas as
épocas e todos os tipos de relações sociais. Livros, revistas e jornais, por
exemplo, apresentam informações da ótica de seus autores e editores, ou seja,
as informações veiculadas não envolvem a totalidade de informações sobre
determinado assunto nem pode ser considerada totalmente isenta e imparcial. O
autor apresenta sua versão do fato da mesma forma, assuntos científicos
polêmicos como os transgênicos, a clonagem e o genoma são visto de forma
positiva ou negativa, conforme o posicionamento que apresentam a informação.
A
concepção de guerra e as relações de poder que envolvem o conhecimento e
inovações tecnológicas ampliaram-se tremendamente na atualidade. A facilidade
de interação e comunicação facilitou a globalização da economia. A evolução de
novos conceitos no mundo do trabalho, com resultado do desenvolvimento e da
introdução de novas tecnologias na produção e na administração empresarial, com
o agravamento da exclusão social.
As
grandes corporações transnacionais assumem poderes superiores aos poderes
políticos dos países e exercem influencia sobre o futuro dos povos em todo
mundo. As globalizações da economia e das finanças redefinem o mundo e criam
uma nova divisão social. A única chance que o homem tem para conseguir acompanhar
o movimento do mundo é adaptar-se à complexidade que os avanços tecnológicos
impõem a todos, indistintamente. Este é também o duplo desafio para a educação:
adaptar-se aos avanços das tecnologias e orientar o caminho de todos para o
domínio e apropriação crítica desses novos meios.
Educação,
poder e tecnologias
A
educação também é um mecanismo poderoso de articulações das relações entre
poder, conhecimento e tecnologias. A forma como se expressa oralmente, como se
alimenta e se veste, como se comporta dentro e fora de casa são resultados do
poder educacional da família e do meio em que vive. Da mesma forma, a escola
também exerce seu poder em relação aos conhecimentos e ao uso das tecnologias
que farão a mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem
aprendidos.
A
escola representa na sociedade moderna e o espaço de formação não apenas das
gerações jovens, mas de todas as pessoas. Em um momento caracterizado por
mudanças velozes, as pessoas procuram na educação escolar a garantia de
formação que lhes possibilita o domínio de conhecimentos e melhor qualidade de
vida. Assim a definição dos currículos dos cursos em todos os níveis e
modalidades de ensino é uma forma de poder em relação a informações e aos
conhecimentos válidos para que uma pessoa possa exercer função ativa na
sociedade.
Evolução
das tecnologias
As
tecnologias invadem as nossas vidas, ampliam a nossa memória, garantem novas
possiblidades de bem estar e fragilizam as capacidades naturais do ser humano.
Na
origem da espécie, o homem contava com as pernas, braços, músculos. O corpo
humano, e, sobretudo o cérebro, a mais diferenciada e aperfeiçoada das
tecnologias, pela sua capacidade de armazenar informações, raciocinar e usar os
conhecimentos. Um grande salto para espécie humana ocorreu quando, o homem
começou a andar ereto, liberando as mãos para a realização de atividades úteis
à sua sobrevivência. Com a capacidade de raciocinar e as mãos livres para
criar, o homem inventou e produziu ferramentas e processos para a sua sobrevivência
em qualquer tipo de meio ambiente.
Na realização com a natureza, a
espécie humana modificou-se e criou formas de adaptação aos ambientes mais
inóspitos. Dominaram a obtenção do uso do fogo. Construíram grandes obras
publicas e meios de transportes coletivos por terras e por mar. Fundaram
cidades e criaram fabricas para obtenção de energia. Todas essas descobertas
serviram para o crescimento e desenvolvimento do acervo cultural da espécie
humana.
A
evolução social do homem confunde-se com as tecnologias desenvolvidas e
empregadas em cada época. Os avanços cientificam da imunidade amplia o
conhecimento sobre esses recursos e cria permanentemente “novas tecnologias”,
cada vez mais sofisticadas.
A
evolução tecnológica não se restringe apenas aos novos usos de determinados
equipamentos e produtos. Ela altera comportamentos. O homem transita
culturalmente mediado pelas tecnologias que lhe são contemporâneas. Elas
transformam sua maneira de pensar, sentir, agir.
Na
atualidade, o surgimento de um novo tipo de sociedade tecnológica é determinado
principalmente pelos avanços das tecnologias digitais de comunicação e
informação e pela microeletrônica. Alteram as qualificações profissionais e a
maneira como as pessoas vivem cotidianamente.
Tecnologias
não são só “maquinas”
Estamos
muito acostumados a nos referir as tecnologias como equipamento e aparelhos. O
conceito de tecnologias engloba a totalidade de coisas que a engenhosidade do
cérebro humano conseguiu criar em todas as suas épocas, suas formas de uso, suas
aplicações e tecnologias que ajudam a espécie humana a viver mais e melhor.
A
linguagem, por exemplo, é um tipo especifico de tecnologia que não
necessariamente se apresenta através de maquinas e equipamentos. A linguagem é
uma construção criada pela inteligência humana para possibilitar a comunicação
entre os membros de determinado grupo social.
Conceitos
de tecnologias
Relação
entre tecnologias, técnicas, equipamentos
É comum
ouvirmos dizer que na “atualidade, as tecnologias invadem nosso cotidiano”.
Alguns autores contemporâneos falam até que estamos vivendo em plena “sociedade
tecnológica”.
Essa
visão literária e redutora do conceito de tecnologia – como algo negativo,
ameaçador e perigoso – deixa aflorar um sentimento de medo. As pessoas se assustam
com a possibilidade de que se tornem realidade os tramas ficcionais sobre o
domínio do homem e da terra pelas “novas tecnologias”. Tecnologia, no entanto,
não significa exatamente isso. Ao contrário, ela está em todo lugar.
Ao
conjunto de conhecimento e princípios científicos que se ampliam ao
planejamento, à construção e a utilização de um equipamento em um determinado
tipo de atividade, chamamos de tecnologias.
As
maneiras, jeitos e habilidades especiais de lidar com cada tipo de tecnologia,
para executar ou fazer algo, chamamos de técnicas. As técnicas ligadas a
algumas atividades profissionais, variam muito entre os povos e identificam uma
determinada cultura.
A
tecnologia é “o estudo dos processos técnicos de um determinado ramo de
produção industrial ou demais ramos”. A técnica compreende todos os conjuntos
de aptos a dirigir eficazmente uma atividade qualquer.
O
conceito de novas tecnologias e variável e contextual. Ao se falar em novas
tecnologias, estamos nos referindo, principalmente, aos processos e produtos
relacionados com os conhecimentos provenientes da eletrônica, da
microeletrônica e das telecomunicações. Essas tecnologias caracterizam-se por
serem evolutivas, ou seja, estão em permanente transformação. Caracterizam-se
por terem uma base imaterial, ou seja, não são tecnologias materializadas em
maquinas e equipamentos. Seu principal espaço de ação é virtual e sua principal
matéria-prima é a informação.
Pense como seria sua vida e a de qualquer pessoa – se não
tivéssemos as tecnologias nos ajudando a realizar as nossas atividades diárias.
Eu não poderia agora, por exemplo, estar me comunicando com você, contando essa
longa historia de relacionamentos bem sucedidos entre os homens e as
tecnologias.
Conclusão
As
pessoas tem uma ideia errada da tecnologia. Todos nós pensamos que quando
falamos em tecnologia estamos tratando de um assunto somente atual e
relacionado a máquinas e equipamentos de ultima geração. Mas se pararmos para
pensar, a tecnologia está entre nós desde as primeiras civilizações até os dias
atuais, e está inserida nos contextos mais simples do nosso dia a dia até os
mais complexos como estudo e profissão.
A nossa
linguagem, por exemplo, é uma das formas mais tecnológicas que apresentamos. A
evolução da linguagem representa um dos maiores avanços, através deste foram
formados os idiomas e línguas, que atualmente utilizamos e a cultura dos povos.
Nossa vida tornar-se-ia extremamente diferente se
perdêssemos, de repente, acesso a alguns avanços tecnológicos que estamos acostumados
a utilizar no cotidiano.
Fonte: “Educação e
tecnologias – O novo ritmo da informação”
Autora: Vani Moreira Kenski
Editora: Papirus – 2ª edição 2007
Criado por: Laís Lopes da Silva RGM: 072.941
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