sexta-feira, 31 de março de 2017

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
As tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana, na verdade foi a engenhosidade humana em todos os tempos que deu origem as mais diferenciadas tecnologias. O uso do raciocínio tem garantido ao homem um processo crescente de inovações.
Tecnologia é poder. Na idade da pedra, os homens que eram frágeis fisicamente diante dos outros animais e das manifestações, da natureza, conseguiram garantir a sobrevivência pela engenhosidade e astúcia com que dominavam o uso de elementos, água, fogo, um pedaço de pau ou o osso para matar, dominar animais e outros homens que não tinham os mesmos conhecimentos.
Um momento de revolução ocorreu quando alguns primitivo deixaram de lado machados e pedra, começaram a usar lanças para guerrear. As inovações tecnologias cada vez foram ficando mais poderosas, buscando ampliar seus domínios e acumular cada vez mais riqueza.
As tecnologias têm sido presentes em todas as épocas e em todos os tipos de relações sociais como jornais, livros e revista. O autor apresenta sua versão do fato é só notar como diferentes  jornais e revistas e outras publicações tratam a mesma noticia.
As grandes corporações transnacionais assumem poderes superiores aos poderes políticos dos países e exercem influencia sobre o futuro dos povos em todo mundo.
Tendo também a educação como um mecanismo poderoso de articulação das relações entre poder, conhecimento e tecnologias. A criança adquirem hábitos atitudes, conhecimentos, habilidades e valores que definiram sua identidade social. As tecnologias farão a mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem aprendidos.
As pessoas procuram na educação escolar a garantia que lhes possibilite o domínio de conhecimento e melhor qualidade de vida. O professor faz dos suportes tecnológicos que se encontram a disposição de relações definidos entre o conhecimento a ser ensinado.
As tecnologias invadem as nossas vidas, ampliam a nossa memória, garantem novas possibilidades de bem estar e fragilizam as capacidades naturais do ser humano. Somos muito diferentes dos nossos antepassados e nos acostumamos com alguns confortos tecnológicos – água encanada, luz elétrica, fogão, sapatos, telefone – que nem podemos imaginar como seria vivem sem eles, mas nem sempre foi assim.
Na origem da espécie, o homem contava simplesmente com as capacidades naturais de seu corpo: pernas, braços, músculos, cérebro, a mais diferenciada e aperfeiçoada das tecnologias, pela sua capacidade de armazenar informações, raciocinar e usar os conhecimentos de acordo com as necessidades do momento. Com a capacidade de raciocinar e as mãos livres  para criar, o homem inventou e produziu ferramentas e processos para sua sobrevivência em qualquer tipo de meio ambiente.
Na relação com a natureza, a espécie humana modificou-se e criou formas de adaptação aos ambientes inóspitos. Quando se tornaram agricultores inventaram a metalurgia, o uso amplo da roda, o arado, os moinhos, os sistemas de irrigação, o uso da energia dos animais domésticos. O desenvolvimento tecnológico de cada época da civilização marcou a cultura e a forma de compreender a sua história.
Estamos muito acostumados a nos referir a tecnologias como equipamentos e aparelhos. Na verdade, a expressão “tecnologia” diz respeito a muitas  outras coisas além de maquinas. O conceito de tecnologias engloba a totalidade de coisas que a engenhosidade do cérebro humano conseguiu criar em todas as épocas, suas formas de uso, suas aplicações. A linguagem, por exemplo, é um tipo específico de tecnologia que não necessariamente se apresenta através de maquinas e equipamentos. A linguagem deu origem aos diferentes idiomas existentes e que são características da identidade de um determinado povo, de uma cultura.
É comum de vermos dizer que “na atualidade as tecnologias invadem o nosso cotidiano”. Alguns autores contemporâneos falam até que estamos vivendo em plena “sociedade tecnológica”. Essa visão literária e redutora  de conceito de tecnologia – como algo negativo, ameaçador e perigoso – deixa aflorar um sentimento de medo. As pessoas se assustam com a possibilidade de que se tornem realidade as tramas ficcionais sobre o domínio do homem e da terra pelas “novas e inteligentes tecnologias”.
As tecnologias estão tão próximas e presentes que nem percebemos mais que não são naturais. Nas atividades cotidianas, lidamos com vários tipos de tecnologias. As maneiras, jeitos ou habilidades especiais de lidar com cada tipo de tecnologia, para executar ou fazer algo, chamamos de técnicas. São transmitidas de geração em geração e se incorporam aos costumes e hábitos sociais de um determinado grupo de pessoas.
Pense como seria a sua vida -  e de qualquer outra pessoa – se não tivéssemos as tecnologias nos ajudando a realizar as nossas atividades diárias.
No contexto acima escrito pela escritora Vani Moreira Kenski, diz a respeito da tecnologia em nossas vidas, em nosso modo de ver, a tecnologia é muito alem de maquinas. Como está no texto, hoje em dia é muito comum ser refém da tecnologia, mas a maior de todas está dentro de nós mesmos, o nosso bem maior e mais tecnológico e chama CÉREBRO. Conforme o tempo vai passando precisamos nos adaptar as novas e mais avançadas tecnologias.
Não conseguimos nos imaginar sem esse artifício que é a tecnologia. O mais comum são as pessoas associarem a tecnologia apenas com equipamentos digitais, mas a tecnologia começou com os homens aprendendo a andar ereto, a produzir suas ferramentas, a produzir fogo, coisas  que  pra nós  hoje em dia são besteiras, mas na época isso era tudo.
A vida está cada vez mais “cômoda” para  a humanidade , ao nosso ver tanto que  tomou conta das nossas vidas, não tem como nos  imaginar sem a tecnologia, não existindo água encanada, roupas, sapatos, aparelhos eletrônicos , carros, entre outros tipos de tecnologia. Na educação a tecnologia ainda é precária, pois os “manda chuva” querem o mais fácil e  mais barato, então não capacita os educadores na era digital, é muito mais fácil proibir os alunos, adolescentes, crianças de usar esses aparelhos do que ensinar os professores ou educadores a usar esse meio tão importantes e  uteis na educação.
Graças a era da tecnologia hoje podemos nos comunicar, nos interagir com pessoas que não são da nossa cultura, a linguagem é um avanço tecnológico também, fazendo com o que as pessoas viverem juntas com culturas diferentes.
A tecnologia é algo que nunca terá fim, o seu crescimento é cada vez maior e avançado, podendo existir algo que fizesse a corrupção e roubalheira acabar, pena que isso não é possível. Estamos a espera das nossas e mais avançadas tecnologias.


ACADÊMICAS: Beatriz Thomaz Cardoso                                 RGM:072.920

                           Thaynnara Allís                                                           072.913

Nenhum comentário:

Postar um comentário