sexta-feira, 31 de março de 2017

Tecnologia e suas evoluções

A tecnologia influencia nossas vidas e gera novas possibilidades de bem estar. Hoje em dia somos tão acostumados com a tecnologia que deixamos de utilizar a nossa mente, antigamente os seres primitivos usavam a capacidade de seu corpo, e com o passar do tempo descobriram o uso da agua, do fogo, e da madeira. Com o conhecimento que tinham começaram a formar pequenos grupos, que facilitariam o desenvolvimento do trabalho em conjunto, onde cada um tinha sua função, uns no trabalho agrícola, outros em armamento para caça e cuidar do território. Com o passar do tempos os grupos foram se dividindo e com isso a ambição foi crescendo, onde os mais sábios tiravam vantagem e atacavam os grupos menos desenvolvidos ou com menos conhecimento, seus armamentos eram de pedra, para lanças e setas de metal, adestração de animais e canoas, depois caravelas, navios, visando sempre seus domínios ao longo do alcance.
Os vínculos sobre conhecimento, poder e tecnologia estão presentes em todas as épocas e em todos os tipos de relações sociais. Enciclopédias, dicionários, livros, revistas e jornais. O autor apresenta sua versão do fato, um exemplo bem fácil: é só notar como diferentes jornais, revistas e outras publicações tratam a mesma noticia. Com o fim da Guerra Fria o mundo começou a sentir a crescente hegemonia de pensamentos neoliberal. Esse movimento foi acompanhado pela evolução de novos conceitos do mundo do trabalho, como resultado do desenvolvimento e da introdução de novas tecnologia na produção.
A educação é um mecanismo poderoso de articulação das relações entre poder, conhecimento e tecnologia. A forma como se alimenta, se expressa, se veste, como se comporta dentro e for de casa são resultados do poder educacional da família e do meio em que vivemos. Na escola também tem relações ao conhecimento e ao uso de tecnologia, educação, aprendizado através dos sistemas que medirão professores e alunos e conteúdos a serem aprendidos. A escola representa na sociedade moderna o espaço de formação. Nos tempos de hoje as pessoas buscam na educação escolar a formação que possa garantir domínio de conhecimento e melhor qualidade de vida.
Aliada a educação e poder governamental os conteúdos que são considerados socialmente validos para exercer determinadas profissões, assim também a definição dos currículos, dos cursos em todos os níveis e modalidades de ensino é uma forma de poder.
Estamos acostumados nos referir a tecnologia como equipamentos e aparelhos, a tecnologia engloba a totalidade de coisas que o cérebro humano consegue criar em todas as épocas. Alguns exemplos mais conhecidos são as próteses; óculos, dentaduras e entre outros. Linguagem é uma construção criada para possibilitar a comunicação entre os membros de determinados grupos sociais. E estruturada por varias gerações, modificadas pelas múltiplas interações entre diferentes grupos, a linguagem deu origem a diversos idiomas, e para que toda essa tecnologia existisse devemos primeiramente ao nosso conhecimento, que revoluciona as tecnologias de hoje e que serão ultrapassadas a cada novo pensamento.

Texto desenvolvido pelas alunas: Francielly Queiroz Maciel/Aline Cunha Britez
RGM: 072871/072924
Educação e tecnologias.
Aluno(a): Bruna Gregol Dormelles.

O que são tecnologia e por que elas são essenciais?
1.Tecnologia: Tudo o que é criado pelo ser humano para facilitar a sua vida (seja ela borracha ou um computador super moderno).
2.Conhecimento, poder e tecnologia: Quem tem o conhecimento e sabe usar a tecnologia a seu favor consegue mais poder e pode ser superior do que os próprios poderes públicos.
E, em caso global, o país com mais poder é aquele que, através do conhecimento, consegue criar novas tecnologias ou utilizar da melhor forma as tecnologias já existentes.
Quem não usa a tecnologia em sabedoria ou não utiliza da sabedoria para ampliar ou melhorar a tecnologia fica para trás no poder, estes são os subdesenvolvidos.
3.Educação, poder e tecnologias: Dentro da educação, as tecnologias, são consideradas um desafio: "como vou conciliar a tecnologia em minhas aulas?" Muitos professores podem perguntar. Mas a tecnologia é um facilitadora, vem do educador a dificuldade de se adaptar.
Na escola nós tornamos humanos, é ali que começamos a ter o senso crítico, e por isso, poderoso é o educador que usam tecnologia a seu favor na hora de ensinar, garantindo a melhor aprendizagem do seus alunos.
4.Educação das tecnologias: primeiro o ser humano tinha apenas a si, então, aprendeu a caçar, aprendeu andar de forma mais ereta (mas não totalmente em pé), O próximo passo era o fogo, aprender a controlar-lo, armas de pedra o ferro. Isso apenas na época das cavernas.
Hoje temos outros facilitadores (tecnologias) que não se restringem a equipamentos.
O homem criou formas de governo E adaptação aos mais inusitados, evolução externa e interna, e não para de acontecer.
5.Tecnologias não são máquinas:  quando pensamos em tecnologia nos vem à cabeça aquele celular o elétro doméstico, sempre equipamentos ou aparelhos, mas as "tecnologias" não se aprende apenas em máquinas.
Como já citado anteriormente as tecnologias abrange a totalidade de coisas que o ser humano em seu cérebro consegue criar os desde seu surgimento aos dias atuais. Desde o andar até as máquinas, sentimentos, fala, adaptações territoriais e outros tantos.

Educação e Tecnologias

                                   Educação e Tecnologias

As tecnologias são tão antigas quanto a especie humana. Na verdade foi a engenhosidade humana em todos os tempos, que deu origem as mais diferenciadas tecnologias. O uso do raciocínio tem garantido ao homem um processo crescente de inovações. Na idade da pedra os homens que eram frágeis fisicamente  diante de animais e das manifestações da natureza conseguiam garantir sua sobrevivência da espécie quanto na sua supremacia.
pela a engenhosidade e a astucia com oque dominavam com os elementos da natureza eles usavam a pedra,osso, madeiras, pedaços de pau para sua caça, matar e afugentar outros animais e outros homens.
Nessas pesquisas essas invenções migram, para o uso ampliado em nossas casas. e alteram em nossas vidas. a tecnologia esta e esteve presente em todas as épocas, e em todos os tipos de relações sociais.
as tecnologias invadem nossas vidas, amplia nossa memoria e o nosso conhecimento. garantindo novas possibilidades de bem estar, e aumenta nossa capacidade. a educação é essencial é um poderoso mecanismo nas nossas articulações, entre poder e conhecimento da tecnologia.

nomes: Jefferson charnecki.
              E Cibele Araújo.   


Para a raça humana, há tipos específicos de tecnologias para se comunicar entre as línguas, e, entre os povos de origens e membros, nos grupos sociais a tecnologia é tão antiga quanto o homem​. Cada vez mais a tecnologia está se superando em todo o planeta, como agricultura, educação, comunicação, medicação, aparelhos hospitalares e para as pessoas que não possuem movimentos algum. Tecnologia é para todos.

Texto criado por: Anildo De Paula

Resenha Gabriel e Hasen


  No texto "Educação e Tecnologia", Vani Moreira Kenski disserta sobre como a tecnologia tem avançado cada dia mais, as muitas épocas a tecnologia esteve presente, sendo utilizada como diferentes equipamentos, recursos e ferramentas. Recursos como defesa, ataque e dominação de animais para a sobrevivência, logo começou guerra com tais recursos sobre o domínio de terras e ate mesmo alimentos, todas essas descobertas serviram para o crescimento da espécie humana.
  Após muitas inovações tecnológica chegamos a livros, jornais, revistas e etc, que nos permite ter um amplo conhecimentos sobre diversos assuntos. A educação tem o poder de inserir conhecimentos e uso dessas tecnologias atuais ligando professores, alunos e os conteúdos a serem ensinado e aprendido.
  Há um tempo a tecnologia tem invadido nossa vida e nosso dia a dia, de modo que ficamos reféns a ela, nem se quer nos imaginamos sem ela, que muitas vezes nos da mais conforto, acessibilidade. A tecnologia evolui diariamente, temos sempre que ficar atualizados, principalmente em relação ao mercado de trabalho, que se reinventa a cada minuto. 

Resenha


Educação e Tecnologia: O novo ritmo da informação.
Capitulo 1
Segundo a autora as tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana.
Os vínculos entre conhecimento, pode e tecnologias estão apresentados em todas as épocas e em todos os tipos de relações sociais. O autor apresenta sua versão do fato. A facilidade de interação e comunicação facilitou a globalização da economia. A globalização da economia e das finanças redefine o mundo e cria uma nova divisão social. O mundo desenvolvido e rico é o espaço em que predominam as mais novas tecnologias e seus desdobramentos na economia, na cultura, na sociedade.
Com o fim da guerra fria o mundo a sentir a crescente hegemonia no pensamento neoliberal. Esse movimento foi acompanhado pela evolução de novos conceitos no mundo do trabalho, como resultados do desenvolvimento e da introdução de novas tecnologias na produção e na administração empresarial, com o agravamento da exclusão social.
A evolução tecnológica transforma não apenas o comportamento individual mais o de todos os grupos sociais. O homem usa a tecnologia em diferentes épocas para a economia, política e divisão social de trabalho.
Estamos acostumados a nos referir a tecnologia como equipamento e aparelhos. A tecnologia engloba a totalidade de coisas que o cérebro humano consegue criar em todas as épocas. Alguns exemplos mais conhecidos são as próteses, óculos e dentaduras.
Entende-se também que da mesma forma, para todas as demais atividades que realizamos, precisamos de produtos e equipamentos resultados de estudos, planejamentos e construções específicos, na busca de melhores formas de viver. As técnicas ligadas a algumas atividades profissionais, por exemplo, a pesca, a produção de alimentos ou a elaboração de alguns tipos de atividades artesanais, variam muito entre os povos e identifica uma determinada cultura.
O conceito de novas tecnologias é variável e contextual. Em muitos casos, confunde-se com o conceito de inovação. Com rapidez do desenvolvimento tecnológico atual. Ficou difícil receber o limite de tempo que devemos considerar para designar como (novos) os conhecimentos, institui mentos e procedimentos que vão aparecendo.
Conclui-se então que a globalização é algo que esta em alta, e as tecnologias estão começando a deixar de ser ferramentas opcionais em nossas vidas, pois o mesmo vem surgindo para facilitar o nosso dia a dia, e essa ferramentas esta presente não apenas quando estamos na frente de um computador, elas estão presentes no supermercados, lojas de shopping, meio de comunicação entre outros e porque não na educação ? A tecnologia na educação uma grande jogada da era digital, escrever esta cada vez mais perdendo o lugar para os muitos cliques. Afinal como todo o texto vem dizendo tecnologia não é apenas celular, computador e outros meios, mais também uma caneta, jornal, ferramenta. A tecnologia esta presente todo os dias em novas vidas sem mesmo perceber.

Alunos : Caroline Veras e Taiwan Souza

RGM: 072.915                   072.910

resenha capitulo 1

       JOCIVANE CARDOSO MARIM RGM 072.916
      JESSICA MOREIRA DE ASSIS RGM 072.900

        O texto afirma que a tecnologia existe desde a idade da pedra, que são tao antigas quanto a especie humana. Na antiguidade, a tecnologia não foi criada somente para defesa, mas para atacar, guerrear, buscando assim mais domínio e poder.
        A tecnologia está presente em todas as épocas, porem desde a antiguidade houve uma grande evolução. Na educação também evoluiu, agora o grande desafio é fazer o homem se adaptar a cada avanços, como por exemplo, a escola exerce uma importante função com o uso de tecnologias, principalmente no aprendizado escolar.
        A tecnologia esta avançando a cada dia, de certa forma isso é bom, mas tem seus pontos negativos também, ficamos totalmente dependente dela, não  que isso seja ruim, porém depende do ponto de vista, ela pode nos ajudar tanto na educação, informação, comunicação quanto no convivo familiar.

Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação

                                                              Educação e tecnologias
O novo ritmo da informação
Vani Moreira Kenski
No livro de Vani Moreira Kenski, ela aborda as relações entre educação e tecnologias de forma abrangente, onde ela utiliza uma linguagem acessível para que, não somente os estudantes e profissionais da educação, tenha acesso, mas também para que outros leitores de diferentes áreas, passem a compreender conceitos e questões relacionados à educação e tecnologias.
A autora desta obra, trata a educação e tecnologia de forma abrangente, buscando mostrar aos seus leitores, o antepassado e a evolução tecnológica destacando-as, e os reflexos na educação, fazendo com que o publico compreenda o conceito de educação e tecnologia.
Keski procura informar as relações entre os avanços tecnológicos e as alterações decorrentes da intensificação de seus usos nas sociedades e diferentes épocas, ou seja, a tecnologia é tão antiga quanto a espécie humana, onde foi dada a origem a diferentes conhecimentos como fogo, um pedaço de pau ou um osso de animal, onde era usado para matar, dominar, fazendo assim sua tecnologia, valer de sobrevivência.
As tecnologias são essenciais na vida do ser humano, pois são produção de cultura, onde auxiliam o homem suas atividades e a manter sua supremacia, sendo portanto um instrumento de poder.
De acordo com a autora, as grandes potências, gastam seu orçamento para aumentar o poder político e econômico, sendo assim, forma uma ligação entre conhecimento, poder e tecnologia, onde estão presentes em todas as épocas e relações sociais, um breve exemplo, é a divisão da sociedade em classes e manutenção do status. O conceito desenvolvido por Bourdieu onde ele afirma que a escola e a educação em geral em vez de ser uma fase transformadora reproduz e reforça as desigualdades sociais, sendo então a tecnologia um capital cultural, dominado pelas elites, contribuindo com as que mesmas cheguem nos níveis mais altos de escolaridade e a posição de liderança. Os que não dominam esse código são excluídos, e é claro que é um ciclo que se autoalimenta.
A evolução se inicia já com os primeiros registros da linguagem, onde eram escritos nas paredes das cavernas, dai em diante a tecnologia deixa de ser útil apenas para a defesa e passa a ter um progresso de comunicação, garantindo novas possibilidades de bem – estar e fragilizando as capacidades naturais dos seres humanos. Foi então, onde houve, um grande salto evolutivo para a espécie humana, quando diferenciou-se dos primatas. O homem começou andar ereto, liberando as mãos para realização de atividades úteis à sobrevivência. Com a capacidade de raciocinar e as mãos livres para criar. Foi então onde o homem inventou e produziu ferramentas e processos para sua sobrevivência em qualquer tipo de meio ambiente. Com o aperfeiçoamento das ferramentas construirão acervos preciosos na composição da cultura de um determinado povo e seriam aperfeiçoados pelas gerações seguintes.
A evolução social do homem é confundida com as tecnologias desenvolvidas e empregada em cada época, ou seja, o avanço científico da humanidade amplia o conhecimento sobre esses recursos e cria permanentemente “novas tecnologias”, sendo cada vez mais sofisticada. Segundo LEVY (1999), é um imenso meta mundo virtual e heterogêneo em transformação permanente sendo um espaço de comunicação navegável e transporte centrado na informação. Outra coisa de suma importância que a linguagem digital, internet, TV favorece, é a interação que possibilita no acesso à informação.
É comum ouvirmos dizer que “na atualidade, as tecnologias invadem o nosso cotidiano”. Portanto é raro pensar que as tecnologias está englobado ao redor de todos. A tecnologia tem facilitado o cotidiano, em tarefas e muitas vezes as mais comuns, não se pode viver sem ela. A tecnologia caracteriza-se também por terem uma base imaterial, ou seja, não são tecnologias imaterializadas em máquinas e equipamentos, seu principal espaço é virtual e sua principal matéria-prima é a informação.


Alunas:
Bianca do Carmo Fernandes Feliciano 
Maria Rosineide Araujo   

Resenha do texto: Educação e tecnologias: O novo Ritmo da informação

Resenha do texto: Educação e tecnologias: O novo Ritmo da informação
Kenshi, Vani Moreira. Educação e tecnologias. O novo ritmo as informação.
Campinas, SP: Papirus, 2007



Na demonstração, a autora expõe pensando nos jovens leitores, em seus professores e nos demais profissionais de diferentes áreas que se interessam pelo tema muito atual da relação entre educação e tecnologia.
Tornou-se as opiniões e conceitos dos professores, alunos, jornalistas, pesquisadores de artigos e outros, conceitos atuais de grande complexidade teórica que colaboram à compreender esse assunto tão complexo que reflete os grandes avanços das tecnologias que traz à educação.

Capitulo 1: O QUE SÃO TECNOLOGIAS E POR QUE ELAS SÃO ESSENCIAIS
Tópico 1: Tecnologia: Isso serve para fazer guerra.
A autora certifica que sempre existiu tecnologias, que desde a Idade da Pedra o homem com seu raciocínio inova as tecnologias, à toda hora evolui e invadem nossas vidas, acrescentam nossas memórias, possibilita melhorar o bem-estar e, com isso, diminui a capacidade, modificando atitudes natural do ser humano.
Ela afirma que tecnologia relaciona-se todas as coisas técnicas que permite um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas permitindo e aproveitando conhecimentos cientifico e práticos. A tecnologia existe e se encontra em nossos arredores, faz parte de nossas vidas.
Nesse tópico, faz com o leitor imaginar nossa rotina sem as tecnologias e nossas práticas diárias .

Tópico 2: Conhecimento, poder e tecnologias
Nesse contexto envolve a facilidades de adquirir conhecimentos e inovações tecnológicas, globalizando a economia. Isso foi associado pela evolução dos novos conceitos do mundo do trabalho. A globalização da economia e das finanças redirecionam o mundo e criam uma nova divisão social, trazendo vantagens e desvantagens. A internet por exemplo traz mais facilidades de informações, as que não tem acesso, são excluídas. O desavio da espécie humana na atualidade é atualizar-se com as tecnologias. Acompanhando o movimento do mundo, adaptar as complexidades de que os avanços tecnológicos determina.

Tópico 3: Educação, poder e tecnologia
A educação é essencial para tecnologia, mecanismo poderoso de desenvolver relações entre poder, conhecimento e tecnologia.
Educação inicia quando criança, com a família, onde adquire hábitos, atitudes, habilidades r valores. Na escola é exercida uma relação de conhecimentos modernos e com isso, das tecnologias que os professores repassam aos alunos. Na escola que é definida as profissões, domina conhecimentos, cursos, currículos de cursos, lá que o professor tem o poder de formar
E explorar as tecnologias disponíveis, garantindo melhor aprendizado e qualidade de vida para os alunos e para a família.
É desavio inovar tecnologias educacionais, implantar propostas dinâmicas de aprendizado em que os alunos possam desenvolve e exercer. A escola contribui e é fundamental para as realizações e habilidades para conviver numa sociedade constante transformações.


Tópico 4: Evolução das Tecnologias
Considera-se na realidade que o corpo humano, no caso, o cérebro, a mais diferenciada e aperfeiçoada das tecnologias, sua capacidade de armazenar informações, raciocinar e usar os conhecimentos de acordo com a necessidade do momento. Evoluímos muito, comparados com os primatas, eles viviam isolados. Grupos iniciaram à se reunir e garantindo maior poder de decisões e desafios, impostos pela natureza, se homem vivesse isolado, tudo seria inútil. Foram sempre aperfeiçoando pelas gerações. A espécie humana foi modificada e criando formas de adaptações aos ambientes, garantindo sua sobrevivência, organizando tribos, dominando técnicas de caça e criando ferramentas de pedras e uso de fogo também.
Para garantir sobrevivências foram se modificando, adaptando-se, organizando, construindo obras, desenvolveram formas diferenciadas para obtenção de energia. O desenvolvimento tecnológico de cada época da civilização marcou a cultura e a forma de compreender a sua história, auxiliando o crescimento e desenvolvimento do acervo cultural da espécie humana.
A evolução tecnológica altera comportamentos, ampliações, banalizações, novos equipamentos, à cultura, em todo grupo social, transformando maneiras de pensar e agir.
Atualmente, novas tecnologias são definidas, são avanços que espalham e alteram as qualificações profissionais e p cotidiano das pessoas e que se comunicam com todo o mundo.
O avanço tecnológico é rápido. É uma realidade que apavora com a quantidade de novidades que surge a cada instante.

Tópico 5: Conceitos de tecnologias
Relação entre tecnologias, técnicas e equipamentos.
Tecnologias está em todos os lugares. Para qualquer atividade que realizarmos envolve produtos e equipamentos planejados e construída pela tecnologia.
Tecnologia pela filosofia é o estudo dos processos técnicos de um determinado ramo de produção industrial ou mais ramos. É uma técnica compreendendo todo conjunto de regras
aptas a dirigir eficazmente uma atividade qualquer, tanto na arte como na ciência, estendendo nas atividades humana.
As tecnologias evolutivas são amplas nos produtos relativos à eletrônicas, da microeletrônica e das telecomunicações.
É exorbitante o avanço da tecnologia, inexplicável como está rápido e em lugar comum, mas falta mobilizar na construção social sobre conhecimento político, na educação dos processos de reprodução social, seria uma tecnologia humanizada.


Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Camara Brasileira do Livro, SP, BRASIL)
Kenski, Vani Moreira
Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação / Vani Moreira Kenski, - Campinas, SP: Papirus,2007, - (Coleção Papirus Educação)
Bibliografia.
ISBN 978-85-308-0828-0
1 Tecnologia: isso serve para fazer guerra
2 Conhecimento, poder e tecnologia
3 Educação, poder e tecnologia
4 Evolução de tecnologias
5 Conceitos de tecnologias: Relação entre tecnologias, técnicas e equipamentos.
Postado por: meu nome e o seu
Graziela Rabelo Marquez
TATIANE LILIAN



Resenha do texto: Educação e tecnologias: O novo Ritmo da informação
Kenshi, Vani Moreira. Educação e tecnologias. O novo ritmo as informação.
Campinas, SP: Papirus, 2007



Na demonstração, a autora expõe pensando nos jovens leitores, em seus professores e nos demais profissionais de diferentes áreas que se interessam pelo tema muito atual da relação entre educação e tecnologia.
Tornou-se as opiniões e conceitos dos professores, alunos, jornalistas, pesquisadores de artigos e outros, conceitos atuais de grande complexidade teórica que colaboram à compreender esse assunto tão complexo que reflete os grandes avanços das tecnologias que traz à educação.

Capitulo 1: O QUE SÃO TECNOLOGIAS E POR QUE ELAS SÃO ESSENCIAIS
Tópico 1: Tecnologia: Isso serve para fazer guerra.
A autora certifica que sempre existiu tecnologias, que desde a Idade da Pedra o homem com seu raciocínio inova as tecnologias, à toda hora evolui e invadem nossas vidas, acrescentam nossas memórias, possibilita melhorar o bem-estar e, com isso, diminui a capacidade, modificando atitudes natural do ser humano.
Ela afirma que tecnologia relaciona-se todas as coisas técnicas que permite um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas permitindo e aproveitando conhecimentos cientifico e práticos. A tecnologia existe e se encontra em nossos arredores, faz parte de nossas vidas.
Nesse tópico, faz com o leitor imaginar nossa rotina sem as tecnologias e nossas práticas diárias .

Tópico 2: Conhecimento, poder e tecnologias
Nesse contexto envolve a facilidades de adquirir conhecimentos e inovações tecnológicas, globalizando a economia. Isso foi associado pela evolução dos novos conceitos do mundo do trabalho. A globalização da economia e das finanças redirecionam o mundo e criam uma nova divisão social, trazendo vantagens e desvantagens. A internet por exemplo traz mais facilidades de informações, as que não tem acesso, são excluídas. O desavio da espécie humana na atualidade é atualizar-se com as tecnologias. Acompanhando o movimento do mundo, adaptar as complexidades de que os avanços tecnológicos determina.

Tópico 3: Educação, poder e tecnologia
A educação é essencial para tecnologia, mecanismo poderoso de desenvolver relações entre poder, conhecimento e tecnologia.
Educação inicia quando criança, com a família, onde adquire hábitos, atitudes, habilidades r valores. Na escola é exercida uma relação de conhecimentos modernos e com isso, das tecnologias que os professores repassam aos alunos. Na escola que é definida as profissões, domina conhecimentos, cursos, currículos de cursos, lá que o professor tem o poder de formar
E explorar as tecnologias disponíveis, garantindo melhor aprendizado e qualidade de vida para os alunos e para a família.
É desavio inovar tecnologias educacionais, implantar propostas dinâmicas de aprendizado em que os alunos possam desenvolve e exercer. A escola contribui e é fundamental para as realizações e habilidades para conviver numa sociedade constante transformações.


Tópico 4: Evolução das Tecnologias
Considera-se na realidade que o corpo humano, no caso, o cérebro, a mais diferenciada e aperfeiçoada das tecnologias, sua capacidade de armazenar informações, raciocinar e usar os conhecimentos de acordo com a necessidade do momento. Evoluímos muito, comparados com os primatas, eles viviam isolados. Grupos iniciaram à se reunir e garantindo maior poder de decisões e desafios, impostos pela natureza, se homem vivesse isolado, tudo seria inútil. Foram sempre aperfeiçoando pelas gerações. A espécie humana foi modificada e criando formas de adaptações aos ambientes, garantindo sua sobrevivência, organizando tribos, dominando técnicas de caça e criando ferramentas de pedras e uso de fogo também.
Para garantir sobrevivências foram se modificando, adaptando-se, organizando, construindo obras, desenvolveram formas diferenciadas para obtenção de energia. O desenvolvimento tecnológico de cada época da civilização marcou a cultura e a forma de compreender a sua história, auxiliando o crescimento e desenvolvimento do acervo cultural da espécie humana.
A evolução tecnológica altera comportamentos, ampliações, banalizações, novos equipamentos, à cultura, em todo grupo social, transformando maneiras de pensar e agir.
Atualmente, novas tecnologias são definidas, são avanços que espalham e alteram as qualificações profissionais e p cotidiano das pessoas e que se comunicam com todo o mundo.
O avanço tecnológico é rápido. É uma realidade que apavora com a quantidade de novidades que surge a cada instante.

Tópico 5: Conceitos de tecnologias
Relação entre tecnologias, técnicas e equipamentos.
Tecnologias está em todos os lugares. Para qualquer atividade que realizarmos envolve produtos e equipamentos planejados e construída pela tecnologia.
Tecnologia pela filosofia é o estudo dos processos técnicos de um determinado ramo de produção industrial ou mais ramos. É uma técnica compreendendo todo conjunto de regras
aptas a dirigir eficazmente uma atividade qualquer, tanto na arte como na ciência, estendendo nas atividades humana.
As tecnologias evolutivas são amplas nos produtos relativos à eletrônicas, da microeletrônica e das telecomunicações.
É exorbitante o avanço da tecnologia, inexplicável como está rápido e em lugar comum, mas falta mobilizar na construção social sobre conhecimento político, na educação dos processos de reprodução social, seria uma tecnologia humanizada.


Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Camara Brasileira do Livro, SP, BRASIL)
Kenski, Vani Moreira
Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação / Vani Moreira Kenski, - Campinas, SP: Papirus,2007, - (Coleção Papirus Educação)
Bibliografia.
ISBN 978-85-308-0828-0
1 Tecnologia: isso serve para fazer guerra
2 Conhecimento, poder e tecnologia
3 Educação, poder e tecnologia
4 Evolução de tecnologias
5 Conceitos de tecnologias: Relação entre tecnologias, técnicas e equipamentos.
Postado por: meu nome e o seu
Graziela  Rabelo Marquez
TATIANE LILIAN


EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
As tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana, na verdade foi a engenhosidade humana em todos os tempos que deu origem as mais diferenciadas tecnologias. O uso do raciocínio tem garantido ao homem um processo crescente de inovações.
Tecnologia é poder. Na idade da pedra, os homens que eram frágeis fisicamente diante dos outros animais e das manifestações, da natureza, conseguiram garantir a sobrevivência pela engenhosidade e astúcia com que dominavam o uso de elementos, água, fogo, um pedaço de pau ou o osso para matar, dominar animais e outros homens que não tinham os mesmos conhecimentos.
Um momento de revolução ocorreu quando alguns primitivo deixaram de lado machados e pedra, começaram a usar lanças para guerrear. As inovações tecnologias cada vez foram ficando mais poderosas, buscando ampliar seus domínios e acumular cada vez mais riqueza.
As tecnologias têm sido presentes em todas as épocas e em todos os tipos de relações sociais como jornais, livros e revista. O autor apresenta sua versão do fato é só notar como diferentes  jornais e revistas e outras publicações tratam a mesma noticia.
As grandes corporações transnacionais assumem poderes superiores aos poderes políticos dos países e exercem influencia sobre o futuro dos povos em todo mundo.
Tendo também a educação como um mecanismo poderoso de articulação das relações entre poder, conhecimento e tecnologias. A criança adquirem hábitos atitudes, conhecimentos, habilidades e valores que definiram sua identidade social. As tecnologias farão a mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem aprendidos.
As pessoas procuram na educação escolar a garantia que lhes possibilite o domínio de conhecimento e melhor qualidade de vida. O professor faz dos suportes tecnológicos que se encontram a disposição de relações definidos entre o conhecimento a ser ensinado.
As tecnologias invadem as nossas vidas, ampliam a nossa memória, garantem novas possibilidades de bem estar e fragilizam as capacidades naturais do ser humano. Somos muito diferentes dos nossos antepassados e nos acostumamos com alguns confortos tecnológicos – água encanada, luz elétrica, fogão, sapatos, telefone – que nem podemos imaginar como seria vivem sem eles, mas nem sempre foi assim.
Na origem da espécie, o homem contava simplesmente com as capacidades naturais de seu corpo: pernas, braços, músculos, cérebro, a mais diferenciada e aperfeiçoada das tecnologias, pela sua capacidade de armazenar informações, raciocinar e usar os conhecimentos de acordo com as necessidades do momento. Com a capacidade de raciocinar e as mãos livres  para criar, o homem inventou e produziu ferramentas e processos para sua sobrevivência em qualquer tipo de meio ambiente.
Na relação com a natureza, a espécie humana modificou-se e criou formas de adaptação aos ambientes inóspitos. Quando se tornaram agricultores inventaram a metalurgia, o uso amplo da roda, o arado, os moinhos, os sistemas de irrigação, o uso da energia dos animais domésticos. O desenvolvimento tecnológico de cada época da civilização marcou a cultura e a forma de compreender a sua história.
Estamos muito acostumados a nos referir a tecnologias como equipamentos e aparelhos. Na verdade, a expressão “tecnologia” diz respeito a muitas  outras coisas além de maquinas. O conceito de tecnologias engloba a totalidade de coisas que a engenhosidade do cérebro humano conseguiu criar em todas as épocas, suas formas de uso, suas aplicações. A linguagem, por exemplo, é um tipo específico de tecnologia que não necessariamente se apresenta através de maquinas e equipamentos. A linguagem deu origem aos diferentes idiomas existentes e que são características da identidade de um determinado povo, de uma cultura.
É comum de vermos dizer que “na atualidade as tecnologias invadem o nosso cotidiano”. Alguns autores contemporâneos falam até que estamos vivendo em plena “sociedade tecnológica”. Essa visão literária e redutora  de conceito de tecnologia – como algo negativo, ameaçador e perigoso – deixa aflorar um sentimento de medo. As pessoas se assustam com a possibilidade de que se tornem realidade as tramas ficcionais sobre o domínio do homem e da terra pelas “novas e inteligentes tecnologias”.
As tecnologias estão tão próximas e presentes que nem percebemos mais que não são naturais. Nas atividades cotidianas, lidamos com vários tipos de tecnologias. As maneiras, jeitos ou habilidades especiais de lidar com cada tipo de tecnologia, para executar ou fazer algo, chamamos de técnicas. São transmitidas de geração em geração e se incorporam aos costumes e hábitos sociais de um determinado grupo de pessoas.
Pense como seria a sua vida -  e de qualquer outra pessoa – se não tivéssemos as tecnologias nos ajudando a realizar as nossas atividades diárias.
No contexto acima escrito pela escritora Vani Moreira Kenski, diz a respeito da tecnologia em nossas vidas, em nosso modo de ver, a tecnologia é muito alem de maquinas. Como está no texto, hoje em dia é muito comum ser refém da tecnologia, mas a maior de todas está dentro de nós mesmos, o nosso bem maior e mais tecnológico e chama CÉREBRO. Conforme o tempo vai passando precisamos nos adaptar as novas e mais avançadas tecnologias.
Não conseguimos nos imaginar sem esse artifício que é a tecnologia. O mais comum são as pessoas associarem a tecnologia apenas com equipamentos digitais, mas a tecnologia começou com os homens aprendendo a andar ereto, a produzir suas ferramentas, a produzir fogo, coisas  que  pra nós  hoje em dia são besteiras, mas na época isso era tudo.
A vida está cada vez mais “cômoda” para  a humanidade , ao nosso ver tanto que  tomou conta das nossas vidas, não tem como nos  imaginar sem a tecnologia, não existindo água encanada, roupas, sapatos, aparelhos eletrônicos , carros, entre outros tipos de tecnologia. Na educação a tecnologia ainda é precária, pois os “manda chuva” querem o mais fácil e  mais barato, então não capacita os educadores na era digital, é muito mais fácil proibir os alunos, adolescentes, crianças de usar esses aparelhos do que ensinar os professores ou educadores a usar esse meio tão importantes e  uteis na educação.
Graças a era da tecnologia hoje podemos nos comunicar, nos interagir com pessoas que não são da nossa cultura, a linguagem é um avanço tecnológico também, fazendo com o que as pessoas viverem juntas com culturas diferentes.
A tecnologia é algo que nunca terá fim, o seu crescimento é cada vez maior e avançado, podendo existir algo que fizesse a corrupção e roubalheira acabar, pena que isso não é possível. Estamos a espera das nossas e mais avançadas tecnologias.


ACADÊMICAS: Beatriz Thomaz Cardoso                                 RGM:072.920

                           Thaynnara Allís                                                           072.913

Educação e Tecnologias

Nome: Emely Noélly 072.884 / Gélio Alves 072.873

Tecnologias: Isso serve para fazer a guerra.
Tecnologia naquela época originou-se conhecimentos, diferentes equipamentos, recursos, produtos, e processo de ferramentas, que era no início dos tempos e assim distinguiu os recursos humanos que eram frágeis fisicamente em comparação a outros animais que conseguiam sobreviver, porque dominavam o uso de elementos da natureza como fogo e água. Outros recursos para defesa, ataque e dominação para caça era a utilização de pedaços de ossos de animais já mortos, para matar outros.
Com a evolução os machados de madeiras e pedras  foram deixados de lado e passaram a utilizar lanças e setas de metal para a guerra, com inovações do dia a dia juto a tecnologia, homens buscavam ter riquezas e poder, com pesquisas e novas produções de armazenamento e equipamentos militar.
Conhecimento, poder e tecnologia
Com inovações sociais através de dicionários, revistas, livros que eram postados mais informações ou assuntos onde o autor e editor apresentam aquilo que o leitor que ver e ouvir.
Um exemplo é notar em diferentes canais de jornais como tratam de transmitir uma mesma notícia. Transmitem de formas diferentes de modo que vai ter mais audiência em relação aquele assunto discutido, sobre política, impostos, jogos, governos, educação entre outros, sendo a repercussão critica ou não.
Educação, poder e tecnologia
A Educação é um mecanismo poderoso de articulação entre poder, conhecimento e tecnologias, Desde pequena, a criança é educada em meio à cultura familiar, adquirindo diversos tipos de valores que diferem sua identidade social. Forma de falar, comer, se vestir, comportamento em diversos ambientes são resultados da educação que vem de dentro de casa. De tal modo, a escola tem o poder de ingerir conhecimentos e uso dessas tecnologias atuais ligando professores, alunos e os conteúdos a serem ensinados e aprendidos.
A escola não forma apenas os jovens que passam por ela, mas sim todos que possam ter a convivência com quem aprendeu nela. Entre mudança e valores, pessoas buscam na educação garantia de conhecimento, possibilitando formação e qualidade de vida. Educação escolar somada ao poder governamental tem autoridade, conteúdos consideravelmente válidos para determinadas profissões. A atuação do professor na sala de aula e uso de suportes tecnológicos, definem a forma de conhecimento a serem ensinados, dado ao professor a liberdade de usar essas tais tecnologias para garantir uma melhor aprendizagem no dias de hoje.


Evolução das tecnologias
As tecnologias vêm invadindo as nossas vidas e nos dando mais conforto com água encanada, luz elétrica, fogão, telefone, computadores entre vários outros eu estão presente em nosso cotidiano que nem imaginamos o que faria sem eles. Antigamente os homens contavam com sua capacidade física somente. Com tecnologia de construção, utilização e aperfeiçoamento o homem transforma sua maneira de pensar, sentir e agir.
O desenvolvimento tecnológico de cada época da civilização marcou a cultura e a forma de compreender a sua história. Toda descoberta serviu para o crescimento da espécie humana. O avanço cientifico da humanidade esta cada vez mais sofisticado. A evolução tecnológica transforma não apenas o comportamento individual, mas de todo grupo social.
O homem usa a tecnologia em diferentes épocas para a economia, política e divisão social de trabalho. Na atualidade, estas novas tecnologias qualificam profissionais que trabalham, informam-se e comunica-se com todas as pessoas.
Conceitos de tecnologias
 Estamos acostumados a nos referir a tecnologias como equipamentos e aparelhos. A tecnologia engloba a totalidade de coisas que o cérebro humano consegue criar em todas as épocas. Alguns exemplos mais conhecidos são próteses dentárias, lente de contato, clareamento a laser.
Linguagem é uma construção criada para possibilitar a comunicação entre os membros de determinados grupos sociais e estruturadas por várias gerações ou modificada pelas múltiplas interações entre diferentes grupos. A linguagem deu origem a diversos idiomas, onde hoje em dia podemos falar várias línguas de outros países sem mesmo conhecer tal lugar do idioma.



Educação e Tecnologias 
A tecnologia existe dês dos tempos remotos com a capacidade do raciocínio o homem começou sua a evolução tecnológica sem nem mesmo ter consciência disso com o passar das décadas foi evoluindo e criando novas formas de agir pensar e criar situações que o ajudassem a sobrevir ou viver melhor com criações que o ajudaram a se diferenciar entre si e outras espécies podendo assim, garantir o alimento a sua própria segurança. 
Com isso ele teve a ideia de que com esses conhecimentos ele se sobressairia sobre os outros que teria o poder sobre os que não a dominavam surgindo assim os primeiros comflitos.com isso o homem começou a criar novas tecnologias em armas para com isso poder atacar outros povos e assim domina-los. 
Após milhares de anos isso não mudou pelo contrario continuamos a evoluir e criarmos mais e mais tecnologias.com isso tivemos vários conflitos guerras  em busca do poder. 
O vínculo entre conhecimento poder e tecnologia estão presentes em todas as épocas da evolução humana e tecnológica nos tempos atuais o homem criou novas tecnologias de comunicação livros vídeos imagens computadores. Esses com varias formas de linguagens essas que se divergem umas das outras umas falando bem sobre um assunto e a outra falando mal sobre o mesmo assunto isso depende da visão dos autores o que cada um defende. 
Com a concepção de guerras e a relação de poder que se envolvem conhecimentos e inovações tecnológicas ouve uma corrida pela globalização e desenvolvimentos de novas formas de trabalho como maquinas que  substituem vários  trabalhadores com mais qualidade  produtividade aumentando assim a exclusão social. 
As nações que conseguiram dominar essas tecnologias dando um passo a frente das outras hoje dominam esses setores e expande suas tecnologia a todas as nações possíveis com isso elas influenciam na economia e desenvolvimento de outras nações criando assim uma nova divisão social pois quem não tem acesso as essas tecnologias são excluídos. 
A educação é um mecanismo poderoso de articulação da relação entre poder conhecimento e tecnologia. O individuo nasce e tem como base uma educação básica como se comportar seus  costumes e linguagens, sua identidade cultural , tendo assim a necessidade de ir a uma escola para assim ter conhecimentos gerais como tudo funciona na sociedade ao seu redor a escola exerce um grande papel nesse desenvolvimento. 
 A escola ou instituição de ensino possibilita que o individuo domine essas tecnologias que evoluem rapidamente, tornando o individuo capas de se formar em varias profissões. E os professores tem grande participação nisso utilizando-se de varias formas de comunicação e usando de tecnologias disponíveis. Para melhore aprendizagem dos alunos. As tecnologias invadiram nosso meio de vida e não  
conseguimos viver sem elas estão em tudo que fazemos nos ajudando em varias tarefas do dia a dia na comunicação, alimentação, locomoção, vestimentas,etc. 
Mas pra chegarmos ate aqui tivemos um grande caminho percorrido pois nos tempos pré-históricos tínhamos apenas a capacidade de andar eretos o pensamento e a forca de braços e pernas com a capacidade de pensar o homem começou a desenvolver maneiras de sobreviver melhor surgindo ai as primeiras tecnologias como armas ferramentas e vestuários  que para a época erram grandes feitos com esse avanço o homem começou a viver em grupos criando assim as primeiras sociedades.Com isso tiveram que começar a criar novas tecnologias para a sobrevivência dos grupos então criados como dominar  agricultura a caça e a pesca sempre desenvolvendo meios para isso. Com isso alguns grupos se sobressaiam sobre os outros começando assim os primeiros conflitos. A evolução tecnológica não se restringe apenas em criar ferramentas ou objetos mas  também no meio social ela altera o comportamento a vida social da  humanidade  o seu comportamento sua cultura seu modo de pensar com isso o homem desenvolveu a economia a politica e a divisão social onde os que dominam as tecnologias  de ponta se  sobressaem sobre as outras impando assim suas regras. Pois a tecnologia não são só maquina mais sim os meios de comunicação persuasão. 
Existe também outro tipo de tecnologia que não maquinas como simples tarefas diárias como trabalhar ler estudar comer dormir para isso existem ferramentas simples como vassoura um óculos chinelo são simples mas que exigem maneiras formas corretas para serem criadas e desenvolvidas sendo assim vemos que a maior tecnologia e o cérebro humano que nos permite criar essas maravilhas modernas.   

ACADÊMICO: Emerson Loester   RGM:072.874
No texto “EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS O NOVO RITMO DA INFORMAÇÃO” em seu primeiro capitulo, na parte TECNOLOGIA NÃO SÃO SÓ “MAQUINAS” ele relata que engloba toda totalidade de engenhosidade que o cérebro humano consegui criar seja qual for a sua época.
 E como todos os seres humanos usam alguma expressividade de recurso que lhe detêm por causa disso há o uso maciço de tecnologias que lhes ajudam para que possam viver normalmente.

Mais como toda história tem seu ápice na evolução é da mesma forma e o que o homem tem em sua maior obra, e a cada dia as linguagens se constroem e se aprimoram de diferentes características.

Aluno: Elieser Faustino 
Resenha
     No mundo de hoje somo totalmente dependentes de tecnologias, isso não vem de hoje, porém conforme o passar dos anos ela vem se renovando, onde observamos que a maneira de sobrevivência tem ficado cada vez mais prática. A forma da tecnologia no mundo tem sido cada vez mais precisa, pois a grade potência ou ate mesmo as multinacionais tem se preocupado em adquirir cada vez mais riquezas, e pra isso a tecnologia tem ajudado cada vez mais.
     O conhecimento e a tecnologia andam juntos e não e de agora, ela também esta presente em livros, enciclopédias, revistas, jornais etc. tudo isso é direcionado a nós da mesma maneira como pela internet como diz o texto conhecimento, poder e tecnologias. Tudo se trata da mesma notícia que chega ate nós de maneira muita rápida, na minha concepção o ser humano sem a tecnologia levaria muito tempo para resolver problemas que por meio dela são bem práticos, ou seja, não conseguem viver sem este mundo tecnológico. Segundo a autora desse texto a facilidade de interação e comunicação facilitou a globalização da economia.
     No texto educação, poder e tecnologias afirmam que, a educação em um determinado meio cultural familiar adquire conhecimentos, hábitos e valores que definem a sua identidade social, e que em um momento caracterizado por mudanças velozes, as pessoas procuram na educação uma qualidade de vida, no entanto a definição escolar aliada ao poder governamental, detém para si o poder em relação à informação e aos conhecimentos validos para que uma pessoa possa exercer função ativa na sociedade. Por sua vez, o poder do professor é a forma de exploração das tecnologias disponíveis para garantir melhor aprendizagem aos alunos.
     A tecnologia trás para nós qualidade de vida, tudo aquilo que faríamos de uma maneira natural, nos faz entender que a facilidade e a rapidez desenvolvem tranquilidade para cada um de nós. No texto evolução das tecnologias  aprendemos que a evolução tecnológica não se restringe apenas aos novos usos de determinados produtos e equipamentos, e que cada inovação e cada passo adiante em direção ao progresso, sempre produziu desempregos, porem isso nos induz a querer melhorar sempre adquirindo para nós conhecimento para entender o mundo tecnológico.

     As tecnologias invadem nosso cotidiano, pra alguns isso é prejudicial pois a relação entre pessoas já não e mais a mesma, mas isso resulta melhorias e não necessariamente algo ruim, negativo enfim. Com certeza a vida hoje sem tecnologia seria muito mais difícil, impossibilitando o homem de buscar novos ideais, praticidade e melhor estilo de vida.

Alunos: Karen Duarte e Renato Rodrigues  

Resenha: Livro Educação e Tecnologias Capítulo 1 - O QUE SÃO TECNOLOGIAS E PORQUE ELAS SÃO ESSENCIAIS

Unigran Capital
Acadêmico: Bruno Hallysson e Lucas Pinheiro
Disciplina: Linguagem, argumentação e metodologia científica

Resenha: Livro Educação e Tecnologias
Capítulo 1 - O QUE SÃO TECNOLOGIAS E PORQUE ELAS SÃO ESSENCIAIS

O seguinte capítulo situa as relações entre os avanços tecnológicos e as alterações decorrentes da intensificação de seus usos nas sociedades em diferentes épocas. Apresentando e conceituando os diferentes formatos com que as tecnologias se apresentam e suas relações com o poder e guerra.
O autor começa o texto relatando como a tecnologia vem se desenvolvendo desde a idade da pedra até os dias atuais. Os vínculos entre conhecimento, poder e tecnologias estão apresentados em todas as épocas e em todos os tipos de relações sociais.
Tecnologia não é só maquina, inclui todos os tipos de evoluções. A linguagem também é um tipo de tecnologia vem se desenvolvendo a cada dia com o passar dos anos com vários tipos de idiomas.
Na educação a tecnologia tem uma importantíssima contribuição, por que além da base familiar do ensinamento adquirido em casa as pessoas vão à escola/universidade para ter uma capacitação, e é aí que entra a tecnologia os educadores têm que estar bem antenados quanto a isso para dar um ensino de qualidade.

Para concluir, o texto traz uma reflexão para pensarmos como seria nossas vidas se não tivéssemos as tecnologias nos ajudando a realizar as nossas atividades diárias.