terça-feira, 4 de abril de 2017

Resenha do livro: Educação e tecnologias. O novo ritmo da informação. Da autora Vani Moreira Kenski.

 Educação e tecnologias. O novo ritmo da informação.

1 Tecnologias: Isso serve para fazer guerras.
O homem com toda sua criatividade, deu origem às mais diferenciadas tecnologias, através do uso de seu raciocínio. Essas tecnologias foram criadas desde a antiguidade. E esses processos de inovação e criação não param, pois são constantemente renovados. O dominar da tecnologia, o saber usar para seu próprio benefício, fez com que o homem desde a idade da pedra, buscasse aperfeiçoar-se e cada vez mais avançar em criações e inventos.
Com essas criatividades, percebeu-se a ambição, e então, o homem viu que poderia tirar vantagens e proveitos em cima de seus conhecimentos e das novidades apresentada diante de seus olhos. Com a necessidade de sobrevivência em tempos mais remotos, essas tecnologias se tornaram aliadas a sua sobrevivência  naquele ambiente. Surge então com essas criações,  técnicas para se armar e dominar animais e outros homens com o poder do conhecimento adquirido. Afinal, poder se defender e conseguir atacar os desprovidos de conhecimentos, geraria o poder de dominação sobre os mesmos.
Com essas ferramentas, equipamentos, o poder para criações, e o domínio, geraram então, organizações de exércitos. Exércitos esses que pressionaram os povos e guerrearam por domínio cultural. Esses exércitos de homens com o poder da tecnologia aproveitam-se dela para conquistar riquezas e outros grupos. Isso se repete até os dias atuais. Com a tecnologia cada vez mais avançada, o poder de manuseio da mesma e conhecimento sobre essa criação, fez do homem ambicioso, sendo assim, o desejo de lutar por domínio, e a arte para fazer guerras para obter novas conquistas, foi crescente junto com o desenvolvimento das tecnologias, desde a idade da pedra.

2 Conhecimento, poder e tecnologia.
A relação entre conhecimento, poder e tecnologia surgiu de tempos remotos, e a facilidade de se comunicar fez com que a tecnologia se desenvolvesse cada vez mais. No setor de mão de obra, quesitos como produtividade, terceirização, qualidade e profissionalismo, foram mais cobrados no trabalho gerando cada vez mais desenvolvimento e trazendo a exclusão social.
Grandes corporações criadas assumem os poderes de domínio tecnológico, de capital financeiro, de distribuição e de mercado. Corporações essas que superiores aos poderes políticos dos países, influenciaram o futuro dos povos mundialmente. Surgindo a partir dessa influência uma nova divisão social. Nesse novo mundo, desenvolvido e rico, predominavam as mais novas tecnologias, e seus resultados econômicos, sociais e culturais.
Que não tem essa tecnologia para se incluir nesse novo mundo desenvolvido, fica para trás como excluídos ou subdesenvolvidos. O lugar onde se vive deixa de ser tão importante e o que passa a importar é o acesso às novas realidades tecnológicas.  

3 Educação, poder e tecnologias.
A educação é uma ferramenta poderosa vinculada ao poder, conhecimento as tecnologias adquiridos em determinado meio cultural familiar. Nesse meio formado por conhecimentos e hábitos que são repassados de gerações a gerações, define-se a identidade social do indivíduo. O poder educacional não limita-se apenas a família, ou a escola. Em conjunto pais e mestres se unem para transmitirem o conhecimento e a instrução necessária para formar um cidadão de bem.
Em um mundo onde a tecnologia avança velozmente, as pessoas procuram os meios educacionais para formar e firmar seus conhecimentos e ainda melhorar sua qualidade de vida. O conteúdo ensinado nas escolas para que as pessoas possam exercer determinada profissão, melhorar seu conhecimento em uma área de seu interesse, ou mesmo para que possa exercer uma função ativa na sociedade, é decidido pelo poder governamental, que molda e forma o profissional de acordo com as necessidades do mercado.  

4 Evolução das tecnologias
Com a invasão da tecnologia em nossas vidas, vem a dependência desses confortos e o comodismo. Antes sabemos que não era assim. O meio de trabalho humano era unicamente os membros de seu corpo… A partir do conhecimentos da capacidade de criações do próprio cérebro, o homem começou a criar e a usar suas criações de acordo com sua necessidade momentânea.
Com essas capacidades, o homem inventou equipamentos para viver em qualquer lugar. Esses conhecimentos foram transmitidos e aperfeiçoados para gerações futuras.
A tecnologia e o conhecimento não pararam de evoluir e geraram um grande desenvolvimento em todas as áreas de conhecimento humano, desde a fabricação de uma lança até a construção de cidades fortificadas. A evolução tecnológica não é só uso de ferramentas e equipamentos. Ela tem o poder de mudar o comportamento humano de todo um grupo, incluindo sua maneira de ser, agir, sentir e pensar. Hoje com as invenções digitais, com aparelhos eletrônicos cada vez mais modernos, técnicas de trabalhos foram alteradas, assim como as maneiras de viver, e de se comunicar com outras pessoas e com o mundo.

5 Tecnologias não são só “máquinas”
A tecnologia não consiste apenas nas invenções e nas consequências vindas dela. Ela vai muito além disso. Abrange criações do cérebro humano desde períodos pré históricos até os dias de hoje. A maneira de usar cada uma de suas invenções, de criar cada vez coisas mais incríveis e de compreender suas criações. Fez com que cientistas se dedicassem a composição de medicamentos para curas de doenças, e enfermidades. Invenções como lentes de contato e óticas, próteses e implantes são exemplos de uma tecnologia voltada para a saúde humana e bem estar físico. Outro exemplo admirável dessa tecnologia é a linguagem, que nos permite comunicar com outros indivíduos do nosso meio originando nossa identidade social e a conhecer e aprender outras linguagens para ter contato com o mundo todo. Por isso a tecnologia não é apenas construção de máquinas, tecnologia é também tratamento e cuidado com a saúde e interação social ou seja comunicação.

6 Conceitos de tecnologias
A descrição de tecnologia representada nos filmes de ficção científica, tem apresentado essa  tecnologia como algo ameaçador e perigoso, amedrontando a raça humana. Nesses contextos de filmes de cientistas que querem o domínio do mundo, mostra-se uma realidade futura assustadora para o homem. A tecnologia não é só ciborg’s e máquinas ficcionais com a intenção de dominar o mundo e escravizar a raça humana.
A tecnologia está presente em cada passo dado. Ela está em todo lugar a todo momento. Tudo isso foi criado e desenvolvido ao longo dos tempos com o domínio e o conhecimento da tecnologia.
O conceito de tecnologia é amplo, abrangente, variável e está em constante desenvolvimento.
A identificação desse contexto de tecnologia para não ser confundido com as inovações é através de técnicas estratégicas de apropriação e de domínio sobre a mesma, dando mais espaço para a ação virtual, tendo como fonte a informação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário