terça-feira, 4 de abril de 2017

Resenha do livro: Educação e tecnologias. O novo ritmo da informação. Da autora Vani Moreira Kenski.

 Educação e tecnologias. O novo ritmo da informação.

1 Tecnologias: Isso serve para fazer guerras.
O homem com toda sua criatividade, deu origem às mais diferenciadas tecnologias, através do uso de seu raciocínio. Essas tecnologias foram criadas desde a antiguidade. E esses processos de inovação e criação não param, pois são constantemente renovados. O dominar da tecnologia, o saber usar para seu próprio benefício, fez com que o homem desde a idade da pedra, buscasse aperfeiçoar-se e cada vez mais avançar em criações e inventos.
Com essas criatividades, percebeu-se a ambição, e então, o homem viu que poderia tirar vantagens e proveitos em cima de seus conhecimentos e das novidades apresentada diante de seus olhos. Com a necessidade de sobrevivência em tempos mais remotos, essas tecnologias se tornaram aliadas a sua sobrevivência  naquele ambiente. Surge então com essas criações,  técnicas para se armar e dominar animais e outros homens com o poder do conhecimento adquirido. Afinal, poder se defender e conseguir atacar os desprovidos de conhecimentos, geraria o poder de dominação sobre os mesmos.
Com essas ferramentas, equipamentos, o poder para criações, e o domínio, geraram então, organizações de exércitos. Exércitos esses que pressionaram os povos e guerrearam por domínio cultural. Esses exércitos de homens com o poder da tecnologia aproveitam-se dela para conquistar riquezas e outros grupos. Isso se repete até os dias atuais. Com a tecnologia cada vez mais avançada, o poder de manuseio da mesma e conhecimento sobre essa criação, fez do homem ambicioso, sendo assim, o desejo de lutar por domínio, e a arte para fazer guerras para obter novas conquistas, foi crescente junto com o desenvolvimento das tecnologias, desde a idade da pedra.

2 Conhecimento, poder e tecnologia.
A relação entre conhecimento, poder e tecnologia surgiu de tempos remotos, e a facilidade de se comunicar fez com que a tecnologia se desenvolvesse cada vez mais. No setor de mão de obra, quesitos como produtividade, terceirização, qualidade e profissionalismo, foram mais cobrados no trabalho gerando cada vez mais desenvolvimento e trazendo a exclusão social.
Grandes corporações criadas assumem os poderes de domínio tecnológico, de capital financeiro, de distribuição e de mercado. Corporações essas que superiores aos poderes políticos dos países, influenciaram o futuro dos povos mundialmente. Surgindo a partir dessa influência uma nova divisão social. Nesse novo mundo, desenvolvido e rico, predominavam as mais novas tecnologias, e seus resultados econômicos, sociais e culturais.
Que não tem essa tecnologia para se incluir nesse novo mundo desenvolvido, fica para trás como excluídos ou subdesenvolvidos. O lugar onde se vive deixa de ser tão importante e o que passa a importar é o acesso às novas realidades tecnológicas.  

3 Educação, poder e tecnologias.
A educação é uma ferramenta poderosa vinculada ao poder, conhecimento as tecnologias adquiridos em determinado meio cultural familiar. Nesse meio formado por conhecimentos e hábitos que são repassados de gerações a gerações, define-se a identidade social do indivíduo. O poder educacional não limita-se apenas a família, ou a escola. Em conjunto pais e mestres se unem para transmitirem o conhecimento e a instrução necessária para formar um cidadão de bem.
Em um mundo onde a tecnologia avança velozmente, as pessoas procuram os meios educacionais para formar e firmar seus conhecimentos e ainda melhorar sua qualidade de vida. O conteúdo ensinado nas escolas para que as pessoas possam exercer determinada profissão, melhorar seu conhecimento em uma área de seu interesse, ou mesmo para que possa exercer uma função ativa na sociedade, é decidido pelo poder governamental, que molda e forma o profissional de acordo com as necessidades do mercado.  

4 Evolução das tecnologias
Com a invasão da tecnologia em nossas vidas, vem a dependência desses confortos e o comodismo. Antes sabemos que não era assim. O meio de trabalho humano era unicamente os membros de seu corpo… A partir do conhecimentos da capacidade de criações do próprio cérebro, o homem começou a criar e a usar suas criações de acordo com sua necessidade momentânea.
Com essas capacidades, o homem inventou equipamentos para viver em qualquer lugar. Esses conhecimentos foram transmitidos e aperfeiçoados para gerações futuras.
A tecnologia e o conhecimento não pararam de evoluir e geraram um grande desenvolvimento em todas as áreas de conhecimento humano, desde a fabricação de uma lança até a construção de cidades fortificadas. A evolução tecnológica não é só uso de ferramentas e equipamentos. Ela tem o poder de mudar o comportamento humano de todo um grupo, incluindo sua maneira de ser, agir, sentir e pensar. Hoje com as invenções digitais, com aparelhos eletrônicos cada vez mais modernos, técnicas de trabalhos foram alteradas, assim como as maneiras de viver, e de se comunicar com outras pessoas e com o mundo.

5 Tecnologias não são só “máquinas”
A tecnologia não consiste apenas nas invenções e nas consequências vindas dela. Ela vai muito além disso. Abrange criações do cérebro humano desde períodos pré históricos até os dias de hoje. A maneira de usar cada uma de suas invenções, de criar cada vez coisas mais incríveis e de compreender suas criações. Fez com que cientistas se dedicassem a composição de medicamentos para curas de doenças, e enfermidades. Invenções como lentes de contato e óticas, próteses e implantes são exemplos de uma tecnologia voltada para a saúde humana e bem estar físico. Outro exemplo admirável dessa tecnologia é a linguagem, que nos permite comunicar com outros indivíduos do nosso meio originando nossa identidade social e a conhecer e aprender outras linguagens para ter contato com o mundo todo. Por isso a tecnologia não é apenas construção de máquinas, tecnologia é também tratamento e cuidado com a saúde e interação social ou seja comunicação.

6 Conceitos de tecnologias
A descrição de tecnologia representada nos filmes de ficção científica, tem apresentado essa  tecnologia como algo ameaçador e perigoso, amedrontando a raça humana. Nesses contextos de filmes de cientistas que querem o domínio do mundo, mostra-se uma realidade futura assustadora para o homem. A tecnologia não é só ciborg’s e máquinas ficcionais com a intenção de dominar o mundo e escravizar a raça humana.
A tecnologia está presente em cada passo dado. Ela está em todo lugar a todo momento. Tudo isso foi criado e desenvolvido ao longo dos tempos com o domínio e o conhecimento da tecnologia.
O conceito de tecnologia é amplo, abrangente, variável e está em constante desenvolvimento.
A identificação desse contexto de tecnologia para não ser confundido com as inovações é através de técnicas estratégicas de apropriação e de domínio sobre a mesma, dando mais espaço para a ação virtual, tendo como fonte a informação. 

segunda-feira, 3 de abril de 2017

resenha em tópicos - Livro: Educação e Tecnologias o Novo Ritmo da Informação



Educação e Tecnologias
Resenha dos tópicos


Tecnologias: isso serve para fazer a guerra
Tecnologias são antigas. Mais com o raciocínio humano foi se obtendo inovações no processo de criação onde surgiram as primeiras armas e meios de defesa, cada vez mais tecnologias iam sendo descobertas o fogo foi na idade da pedra um meio de tecnologia e com ele o meio de se defender usando o próprio fogo. Com esse processo, foi se criado tribos e outras culturas e com eles pensamentos opostos, isso desencadeou, novos sentidos e ambições, formou meios de defesas contra outros grupos, e assim novas tecnologias foram, cada vez mais criadas para combates.
Conhecimento, poder e tecnologia
Tecnologia pode se encontrado principalmente no seu próprio conhecimento, o ser humano onde cada vez buscava mais conhecimento, foi adquirido certo poder e conceitos de estudos, conhecimento mais tecnologia teve a possibilidade, com o estudo começou a se desenvolvido a clonagem, produtos transgênicos, criação de armas químicas e até doenças, o ser humano assim começou a ter mais poder que outros.
Educação, poder e tecnologia
A educação é o crucial ela que determina e influencia cultura e regras na família e na sociedade. Educação é a principal tecnologia q faz o uso dos conhecimentos.
Evolução das tecnologias
Com o avanço da tecnologia foi aparecendo cada vez mais maquinas que facilitaram nosso meio de trabalho e tirando cada vez mais pessoas dos seus trabalhos, mais para chegarem a essa evolução tiveram muitos estudos para que podesse ser criado esses tecnologias e com isso também o meio de manusear, pensamentos nisso foi criado cursos de especialização, para facilitar o trabalho e manuseio.
Tecnologia não são só maquinas
Geralmente se vê tecnologia lembra maquinas, robótica, celulares, TVs, ela esta envolvida no nosso dia a dia um simples despertador é um tipo de tecnologia, foi graças a engenhosidade humana que podemos utilizar esse tipo de avanço tornando cada  vez mais fácil o cotidiano.
Conceito de tecnologia
Com cada vez mais engenhosidades e avanços tecnológicos muitos acham que o mundo será dominado por esse avanço que é a tecnologia mas realmente quanto mais evolui mais devemos evoluir com ela, por isso foi criado meios de estudo e especialização para saber manusear maquinas e saber como funcionam, sobre o avanço que essa tecnologia ela esta cada dia mais facilitando nossos meios de trabalho.
  
 Aluno: Robson Felipe de o. talavera  RGM: 072946

Resenha: Educação e tecnologias: Novo ritmo da informação.

 A tecnologia segundo a autora é tão antiga quanto a espécie humana dando origem a mais diferenciadas tecnologias, colocando em pratica com diferentes instrumentos como também já acontecia na idade da pedra o homem teve o domínio sobre os elementos como água fogo pau pedaço de osso se proteger de animais e outros homens , dando novos sentimentos aos ancestrais surgindo assim novas tecnologias para o ataque e dominação abrindo espaço para organizar um exercito buscando ampliação de seus domínio e acumular riquezas. O que vivenciamos até nos dias atuais, pois as grandes potencias políticas e econômicas produzindo novos equipamentos militares pesquisam informações gastam grande parte do orçamento nessas pesquisas para descobrirem o uso domestico do mesmo produto que inventaram . Muitos equipamentos foram descobertos na guerra fria, deu um avanço a ciência e a tecnologia proporcionando inovações o microondas isopor relogio digital e o computador graças a corrida espacial que foi o avanço cientifico. E após essa evolução veio outras por meios de comunicação livros jornais e revistas que tratam a mesma noticia com diferentes posicionamentos. Para que o leitor forme sua opinião , o livro fala sobre vários periodos sendo guerra fria pós guerra socialismo neoliberalismo e globalização para que o leitor entenda o longo processo das tecnologias , ampliando conhecimentos deixando explicito ela evidencia a concepção de guerra o conhecimento da inovação apliando com a atualidade a comunicação facilitando a globalização o colapço do socialismo o inicio da era tecnologica no começo dos anos 90 com a hegemonia do mundo neoliberal evoluindo o mundo do trabalho novas tecnologias na produçao agravando a exclusão social. A escola representando a sociedade moderna uma garantia de formação que lhes permite melhor qualidade de vida tendo a tecnologia como suporte, ampia nossa memoria e garante possibilidade de bem estar como agua encanada ,luz eletrica, fogão, sapatos,telefone mas também fragilizam a capacidade natural do ser humano, atualmente a sociedade tecnologica é determinada por seus avanços meios de comunicação e pela microeletrica , inovaçõe que alteram asqualificaçõesprofissionais sendo a forma de comunicação como as pessoas e o mundo faz. Estão caracterizando segundo a autora por ter uma base imaterial ou seja não são tecnologicas materializadas em maquinas entretanto são tecnologicas pois a principal materia prima é a informação. Os regaste históricos da um melhor entendimento sobreo decorrer da tecnologia como chegamos até os dias atuais como nos ajuda e como tem muita importãncia em nossas vidas as evolução por qual passou juntamente com o desenvolvimento do homem .
Capitulos: 1 tecnologia isso serve para fazer guerra ,2conhecimento poder e tecnologia ,3educação ,4 educação das tecnologias,5 tecnologias não são maquinas ,6 conceito de tecnogia.

RESENHA: Livro: Educação e Tecnologias O Novo Ritmo da Informação


Livro: Educação e Tecnologias  O Novo Ritmo da Informação

Autora: Vani Moreira Kenski
Resenha do capítulo I - O que são tecnologias e porque elas são essenciais

 Tecnologia: Isso serve pra fazer a guerra

            A autora explana nesse tópico que as tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana, e as capacidades destes  deu origem às mais diferenciadas tecnologias. Dos conhecimentos obteve recursos, produtos, processos, ferramentas e, enfim essas tecnologias significavam (e ainda significam) poder. No princípio, esses conhecimentos utilizaram a água, o fogo, ossos de animais, as madeiras; no intuito da subsistência e sobrevivência. Após estar em agrupamentos sociais, o ser humano passou a buscar conquistas e expansões territoriais, impondo a seus semelhantes sua superioridade tecnológica, nas guerras; avanços na confecção de armamentos, que já não eram paus e pedras, mas setas de metal, por exemplo; adentrando em outros territórios, usando embarcações melhoradas, barcos e caravelas, que substituíam as primitivas canoas.
      A guerra fria – após a segunda guerra mundial -  entre o mundo capitalista e ocomunista, liderados por Estados Unidos e União Soviética, respectivamente, trouxe à baila uma corrida em busca de novas tecnologias aeroespaciais, visando a supremacia bélica, tecnológica, produzindo novos armamentos, desenvolvimento de foguetes, satélites; estas tecnologias também influeciaramas indústrias, que obtiveram benefícios na produção e inovação de engenhocas domésticas, tais como o computador, o relógio digital, o forno de microondas, etc

Conhecimento, Poder e Tecnologias

            Aqui a autora diz que há um vínculo permanente entre conhecimento, poder e tecnologias em todas as épocas, em todos os níveis. Nas publicações escritas, de enciclopédias, revistas e similares, apresentam noticias e afins de acordo com os pontos de vista de seus autores e editores, não necessariamente demonstrando os fatos de forma isenta e imparcial. Inclusive publicações científicas trazem temas polêmicos, como os transgênicos, genomas, clonagem, que são explanados de acordo com a posição favorável ou contra, dentro da sociedade.
         A facilidade de comunicação e interação trouxe a globalização num amplo espectro mundial, e as relações de trabalho, produção, foram ampliadas e drasticamente alteradas. Produzir mais com menores custos e mão de obra, eis os maiores objetivos das ditas multinacionais, o que agrava a exclusão social, de forma generalizada.
        A globalização da economia e das finanças criou uma nova divisão social, com sérios desdobramentos dentro das sociedades, privando a muitos de acesso às novas tecnologias, independente da sua localização geográfica. Outrossim, o grande desafio do ser humano é se adaptar as mudanças constantes das tecnologias, que é também um duplo desafio á educação atual: adaptar-se ao avanço constante dessas tecnologias e servir de meio de acesso e orientação nesse caminho.

Educação, Poder e Tecnologias

            A educação é um poderoso meio de ligação nas relações entre poder, conhecimento e tecnologias. A educação familiar dá ao indivíduo uma base educacional para comportamento e convivência social; a escola contribui para acesso aos conhecimentos e tecnologias no processo de ensino – aprendizagem. 
      A escola - do elementar ao nível universitário – representa na sociedade um meio de acesso aos processos de obtenção de conhecimentos e formação profissional; elas detém consigo considerável poder, por trazer informações e conhecimentos indispensáveis nos diversos currículos de formação, que devem ser levadas nas metodologias do processo de ensino e aprendizagem, para melhor assimilação do conteúdo pelos aluno
Evolução das Tecnologias


            O homem atualmente é muito dependente das tecnologias, o que demonstra uma considerável fragilidade do ser. Todavia, nem sempre foi assim. Nos períodos mais primitivos da evolução humana, o ser humano dependia tão e unicamente do trabalho braçal e do seu cérebro, responsável pelo armazenamento, desenvolvimento e processamento de informações, que poderiam ser usadas a qualquer instante. A maior capacidade de criar, inventar e produzir do ser, diante de outros animais mais fortes fisicamente, trouxe o diferencial necessário ao seu crescimento, evolução e, que com a agregação social, reforçou o poder do ser humano. 
      Diante da natureza, a espécie humana, criou diversos meios de adaptação e sobrevivência, agregando-se em tribos, construindo habitações; da primitividade do uso da pedra às construções de vias públicas, manejo de arados e implantação de fábricas; criação de diferentes sistemas de obtenção de energia, tais como carvão, vapor, gás, eletricidade, etc. Cada época da civilização apresentou marcos na evolução tecnológica, evoluindo socialmente e na criação e ampliação do uso das tecnologias.
       A evolução social do ser humano mistura-se com as tecnologias desenvolvidas e empregadas em cada época. Cada período apresenta evolução em relação a descobertas ou criações, como o período da pedra, do ferro, por exemplos. A economia e a política de cada época também refletiam no sistema de divisão de trabalho de cada sociedade, de acordo com as tecnologias presentes em cada período. 
       Atualmente o surgimento de uma nova sociedade, totalmente amparada nas tecnologias presentes, e buscando outras mais, altera as relações com as quais o ser humano no seu cotidiano e na sua relação social e de trabalho.

Tecnologias não são só “máquinas” 

            O conceito atual de tecnologia é bastante difuso e com amplos significados, extrapolando os conceitos ligados a máquinas e equipamentos. Exemplos disso são as próteses – óculos e dentaduras – os medicamentos, que são frutos de inúmeros estudos científicos de diversas áreas. 
         A linguagem é um exemplo de tecnologia não ligada à máquinas, engenhocas, e que diante de seu amplo uso, representa o indispensável meio de comunicação e entre grupos sociais; deu origem aos diferentes idiomas existentes e que caracterizam um determinado povo, e sua cultura.

Conceitos de tecnologia
Relação entre tecnologias, técnicas, equipamentos

            O cinema nos traz inúmeras produções onde máquinas futurísticas atuam como dominadoras do ser humano, pois são possuidoras de um alto grau de inteligência, superando o seu criador. Embora haja um temor não manifesto que essas tramas fictícias se tornem reais, as tecnologias ora existentes são muito reais e presentes em todos os cantos, literalmente. Já´somos dependentes talvez ainda não tenhamos percebido o quanto. 
        Tecnologia é assim, um conjunto de conhecimentos e princípios científicos, direcionados ao planejamento, construção e utilização de um equipamento em um determinado ramo de atividade. 
             De uma forma mais ampla, a tecnologia está presente nas atividade corriqueiras do ser humano, inserida nas atividades cotidianas, nas diversas técnicas que se utiliza para obtenção e de produtos e serviços, e que varia de povo para povo, ou seja, influencia na cultura local de cada comunidade. 
         A diferença entre tecnologia e técnica, é que essa última é inerente às atividades humanas, não é palpável nem tangível. Faz parte da cultura de conhecimentos, metodologia de realização de determinadas atividades. 
          O conceito geral de novas tecnologias é muito ligado às inovações, varia no tempo, no contexto e espaço. Com a rapidez com que tudo acontece atualmente, muita coisa já vista e utilizada no passado, vêm a tona de forma rejuvenescida, melhorada. As tecnologias que mudam constantemente tem sua base virtual, não necessitando de uma base material. Produtos, bens e serviços são fontes de exploração inesgotável no mundo da web. Informações, atualizações diversas, são vastamente exploradas na virtualidade. 
     Embora estejamos galgando velozmente um caminho infindável diante das novas tecnologias, estas ainda se mantem distantes de povos governados por sistemas de governo ditadoriais, marcialistas, que retém o conhecimento de informações e acesso às informações de uma forma mais liberal. O sistema de informações e as tecnologias que estas nações permitem aos seus habitantes é bastante restrita, limitando assim a liberdade de expressão e também ao livre desenvolvimento do pensar, fundamento de qualquer tecnologia.           

Autores:

Renato Davalo  rgm 72.020
NerlyFreitas   -rgm 72.096

           

sábado, 1 de abril de 2017

A tecnologia e seus avanços

         O ser humano com sua inteligencia que criou as mais diversas formas de tecnologia , desde o inicio dos tempos quem tinha a tecnologia ou seja tenha o conhecimento do uso da água do fogo e entre outros diversas tecnologia era considerado como o que tinha o poder ( Já que quem tinha a tecnologia  conseguiam garantir a sobrevivência da espécie e de sua tribo.)           Atualmente os povos com suas pesquisas tentam inovar e fazer o melhoramento de alguma forma a sua tecnologia .
          A associação entre conhecimento, poder, e tecnologia como foi citado em cima está presentes em todos os tempos e as mais diversas relações sociais dicionários, livros, revistas e entre outros ; por exemplo, são criados em contextos definidos e apresentam informações de seus autores e editores  ou seja o autor apresenta a sua versão do fato ocorrido.                     
           A educação é mecanismo poderoso das relação entre o poder, conhecimento e tecnologia, a criança dez de muito pequena é educada de acordo ao meio cultural da família em que convive onde obtém conhecimentos, hábitos, atitudes, habilidade, e valores que vão definir sua identidade.    Na escola as pessoas procuram a garantia de formação, no entanto a escola colabora para que tenha a organização a aprendizagem sobre os conteúdos que consideram realmente valido para a sociedade para que as pessoas possam exercer profissões ou adquirir o melhor conhecimento da área .
             Antigamente  contava  com  a capacidade do corpo ,pernas ,braços ,músculos, cérebro  e no  tempo de hoje  o seres humanos tiveram  a capacidade  de raciocinar para criar  e produzir  ferramentas para sua sobrevivência e  se aperfeiçoa  cada vez mais  .                       Com o tempo se tornarão   agricultores  e começarão   a se adaptar com outras formas de vida com a sociedade  construindo grande obras ,meio de transporte entre outras forma de viverem , este contexto e baseado do passado até no tempo atual.
             Tecnologia  não se referem apenas sobre  máquinas mais se refere-se  também a outra coisas como próteses ,óculos e entre outros que vemos no  nosso dia a dia como a te mesmo  a linguagem e um tecnologia  natural  que foi criada pelo humano.
            É comum muitas pessoas dizerem que com o tempo a tecnologia irão  invadir o nosso cotidiano , como os filmes de ficção cientifica nos  montam que são povoados por robôs e outro  equipamentos sofisticados , e em grau de inteligencia  , na qual as pessoas acabam  se assustando com a possibilidade de se tornarem realidade as tramas cientificas .              
            Como  já faz parte   da nossa vida as coisas comum como dormir, comer , trabalhar entre outras  e entre demais atividade que realizamos precisamos de produtos e equipamentos é  preciso planejamentos , construção e a utilização  de equipamento que é chamado de tecnologia .                      
         Podemos  pensar como seria a nossa vida sem as tecnologia ?    
        -  Acredito que não Já que a tecnologia está envolvida quase sem por cento na nossa vida de alguma forma nos ajudando deis de uma simples conversa com algum parente ou até mesmo um e-mail enviada do seu smartphone ; a vida seria bem mais complicada de ser seguida já que a tecnologia está sempre nos ajudando


                                --- POR: Dayane Souza e Eliana Lucena

     
            

O que são tecnologias e por que são essenciais

O que são tecnologias e por que elas são essenciais


À tecnologia nasceu juntamente com a humanidade,  através da engenhosidade que os seres apresentavam; O raciocínio foi o ponto primordial para que ela se expandi se,  por exemplo: antes seres primitivos em busca de sobrevivência,  logo depois seres com armas, moradias e principalmente em grupos.
Foi através desse conhecimento que os seres evoluíram, buscando não apenas proteção mais também o ataque para conseguir tudo que necessitavam.
E assim passaram a utilizar objetos para defesa, dominação de elementos como a terra,  a água e o fogo, bem como animais domesticados como fonte de alimentação e auxílio.
Logo criaram armas,  e assim como antes povos diferentes buscavam estar a frente de outros, como por exemplo durante e após a segunda guerra mundial ,  buscando a chamada Corrida Espacial, se expandiu utilizando não apenas objetos para utilização espacial mas também para uso diário domiciliar,  como o aferidor de pressão e o microondas.
A comunicação propiciou não só a interação mas a troca de informações e conhecimento,  responsável por fazer assim a manipulação de informações conforme as necessidades de quem as publicavam,  através de enciclopédias, livros,  dicionários, jornais e etc.
Na educação a tecnologia transmite um grande dilema,  é necessário saber que além do conhecimento,  se faz necessário utilizar equipamentos acompanhando os avanços da época, pois uma humanidade sem tecnologia se torna ultrapassada e para alguns até sem valor. Direcionada a avanços,  a tecnologia permitiu a todos que há acompanham, um grande valor,  e principalmente posicionamento crítico pessoal e coletivo.
O corpo tem grande importância para essas inovações,  é através dele que se é permitido pensar,  manusear,  modificar e criar a tecnologia.  A tecnologia possibilitou um grande processo de busca ao conhecimento,  com a criação de equipamentos industriais que diferenciaram o método de trabalho,  substituindo técnicas comuns de trabalho manual, por máquinas; E cada vez mais aumentando a busca por conhecimento.
Logo assim a tecnologia de comunicação se tornaram mais avançados,  como a televisão com som e imagem,  o rádio e atualmente a era digital,  entre muitas outras.  A tecnologia se titula parte do ser humano,  pois é através dela que tudo é formado,  desde a comunicação até recursos indústriais.



Aluno: Bruno Malaquias RGM: 072.935


Tecnologia

A tecnologia influencia nossas vidas e gera novas possibilidades de bem estar. Com o passar do tempos os grupos foram se dividindo e com isso a ambição foi crescendo, onde os mais sábios tiravam vantagem e atacavam os grupos menos desenvolvidos ou com menos conhecimento, seus armamentos eram de pedra, para lanças e setas de metal, adestração de animais e canoas, depois caravelas, navios, visando sempre seus domínios ao longo do alcance.
Com o fim da Guerra Fria o mundo começou a sentir a crescente hegemonia de pensamentos neoliberal. Esse movimento foi acompanhado pela evolução de novos conceitos do mundo do trabalho, como resultado do desenvolvimento e da introdução de novas tecnologia na produção.
A educação é um mecanismo poderoso de articulação das relações entre poder, conhecimento e tecnologia. A forma como se alimenta, se expressa, se veste, como se comporta dentro e for de casa são resultados do poder educacional da família e do meio em que vivemos. Nos tempos de hoje as pessoas buscam na educação escolar a formação que possa garantir domínio de conhecimento e melhor qualidade de vida.
Aliada a educação e poder governamental os conteúdos que são considerados socialmente validos para exercer determinadas profissões, assim também a definição dos currículos, dos cursos em todos os níveis e modalidades de ensino é uma forma de poder.

Texto desenvolvido pelas alunas: ANA CLAUDIA SOUZA SILVA SOARES & JESSICA FREITAS
RGM: 072901/072914